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É O FIM?

Fim de patrocínio de bets em emissoras ganha nova definição

Presidente da Abert falou sobre conversa que teve com o ministro Fernando Haddad

Betano é uma das bets patrocinadoras da TV aberta; na imagem, jogadores de A Fazenda 16, da Record, com logo da empresa em quarto
Betano é uma das bets patrocinadoras da TV aberta; na imagem, jogadores de A Fazenda 16 em quarto patrocinado pela empresa (Foto: Reprodução/Record)

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As definições sobre a veiculação de publicidades de bets em rede nacional acabam de ganhar novos contornos. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, garantiu que combinou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que não há motivo para proibir a veiculação de comerciais de casas de apostas já que a modalidade é legalizada no país. A única exigência é que as empresas veiculem propagandas de bets que estão na lista do Ministério da Fazenda e possuam autorização para operar no Brasil.

Em entrevista à Veja, Resende comentou que as emissoras de TV e rádio têm cumprido com as exigências do Conar em suas publicidades. “Falei a ele que não tem sentido proibir a publicidade se a atividade é legalizada. Emissoras de rádio e TV têm tido ética e responsabilidade para fazer propagandas e seguido à risca as recomendações do Conar, de não fazer apologia ao jogo e nada direcionado para crianças”, declarou.

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A fala do presidente da Abert acontece dois dias depois que Fernando Haddad discutiu atuais regras para anúncios de sites de apostas na mídia. Em conversa com Lara Resende e o presidente do Conar, Sérgio Popilo, o ministro prometeu enrijecer as regras das publicidades das bets devido a uma nota técnica divulgada pelo Banco Central recentemente. O documenta entrega que beneficiários do Bolsa Família já teriam gastado cerca de R$ 3 bilhões com bets em agosto através do Pix. Deputados e senadores pedem pela proibição das casas de apostas no país depois de relatos desastrosos.

A Abert chegou a informar ao Ministério da Fazenda que todas as emissoras até hoje veicularam propagandas de bets que atenderam os critérios da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). “Nenhuma emissora estava fazendo publicidade de alguma bet que não estava regular naquela lista. Só fazíamos de bets que apoiam o futebol, o esporte, e de grupos sérios, que têm ação na bolsa”, afirmou Lara Resende.

As falas de Haddad sobre o futuro das bets no país preocuparam executivos de emissoras nacionais. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, executivos da Band e da RedeTV! afirmaram que será muito difícil viabilizar financeiramente a transmissão de eventos esportivos sem as parcerias com casas de apostas. A Record, por exemplo, possui acordo com a Betano, que paga para anunciar nas transmissões de futebol e também em A Fazenda. Caso acordos dos canais com as bets sejam desfeitos, será muito difícil garantir algum tipo de lucro em suas atrações esportivas.

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