Meteorologista da NBC, John Morales se emocionou ao vivo ao prever o impacto devastador do furacão Milton nos EUA. O fenômeno é aguardado para esta quarta-feira (09), e promete atingir o Estado da Flórida com uma força sem precedentes, conforme apontam especialistas.
Durante a transmissão, John Morales foi tomado pela emoção ao descrever as potenciais consequências catastróficas do furacão. “É simplesmente um furacão incrível, incrível, incrível. Ele caiu… Ele caiu 50 milibares em dez horas. Peço desculpas, isso é simplesmente terrível”, disse com a voz embargada após uma breve pausa na fala.
John Morales falava para a emissora americana sobre a força do furacão e os fatores que o levaram a ganhar força tão rapidamente. Em poucas horas nesta segunda-feira (07), o Milton subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões. O salto assustou especialistas e, segundo o presidente dos Estados Unidos, pode ser “um dos piores dos últimos cem anos na Flórida”.
Nesta terça-feira (8), o furacão perdeu um pouco da força e desceu para a categoria 4, mas ainda segue com “alto potencial destrutivo” nos EUA. O fenômeno deve tocar o solo na Flórida menos de duas semanas depois do furacão Helene ter inundado a costa do estado, causando destruição e mortes.
O governo local preparou a maior evacuação no estado nos últimos oito anos — desde o furacão Irma, em 2017 e fechou todos os portos nesta terça-feira. O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou a viagem que faria à Ásia para acompanhar a passagem do furacão pelo país.