Eleandro Passaia, apresentador da Rede Massa, afiliada do SBT, se emocionou ao contar a história de uma menina chamada Pietra no Tá na Hora Paraná. A pequena possui uma síndrome rara chamada Edwards, causada por uma anormalidade genética que resulta na presença de uma terceira cópia do cromossomo 18, em vez das duas cópias normais.
Na TV comandada pelo apresentador Ratinho, a família da pequena Pietra explicou que eles precisaria de R$ 10 mil por mês para manter os cuidados para a menininha de 1 ano e 8 meses. Eleandro Passaia chegou a fazer uma doação de mil reais para a família e mostrou publicamente a ajuda, mas pediu que os telespectadores ajudassem.
O valor arrecadado pela família da Pietra chegou a mais de R$ 100 mil. Nas redes sociais, Eleandro Passaia agradeceu pela ajuda dos telespectadores. “Obrigado pelos mais de 100 mil arrecadados em poucos minutos para a nossa Pietra”, declarou.
A síndrome Edwards, que acomete Pietra, ocorre devido a um erro na divisão celular durante a formação dos gametas (óvulos e espermatozoides) ou durante as primeiras divisões celulares após a fecundação. Com a doença, podem surgir cardiopatias (problemas cardíacos), problemas no sistema nervoso central, deformidades no crânio, face, mãos e pés, além de polidactilia (dedos extras).
A Síndrome de Edwards é uma condição genética grave que não possui cura. O tratamento visa proporcionar alívio de sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada. Na emissora de Ratinho, o apresentador do Tá na Hora mostrou as dificuldades da família. “Com o dinheiro nós faremos consultas e o tratamento da Pietra”, disse a mãe da pequena.