O menino do barril voltou ao ar com tudo: eterno curinga do SBT em momentos difíceis, Chaves não decepcionou nem mesmo em sua súbita volta ao ar durante uma das maiores crises vividas pela emissora em toda a sua história. Nem mesmo o apagão que deixou mais de 2 milhões de clientes da Enel sem energia desde a noite de sexta (11) impediu a série de Roberto Bolaños de ter números excelentes para a atual realidade da emissora, desbancando o Balanço Geral de ponta a ponta — o programa, vale lembrar, se firmou como um dos maiores carrascos da rede.
Os números prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, mostram que a volta de Chaves garantiu a sintonia de 13,4% das casas da principal metrópole do país. Com média de 5,0 pontos em sua faixa horária, entre 14h e 15h02, a série mexicana aumentou o resultado do SBT em 100% na comparação com os quatro sábados anteriores, em que o canal exibia os minutos finais do Programa Raul Gil e o primeiro filme da sessão Cinema em Casa, que não superaram a Record em nenhum dos confrontos no período.
Vice-líder de audiência durante todos os minutos em que esteve no ar, a produção feita há mais de cinco décadas conquistou índices nunca registrados pela maioria esmagadora dos programas que foram lançados por Daniela Beyruti ao decorrer de 2024. Dentre todas as estreias promovidas pela filha de Silvio Santos ao longo do ano, apenas o Sabadou com Virginia já conseguiu ter números melhores que o seriado — Chega Mais, Chega Mais Notícias, Tá na Hora, Luccas Toon e Circo do Tirú nunca chegaram perto da média da volta de Chaves, que teve pico de 5,7 pontos.
Durante o embate com a série protagonizada por Roberto Bolaños, a Record marcou 3,0 pontos com o Balanço Geral e o Cine Aventura, menos 35% que o anotado na mesma faixa nos quatro sábados anteriores. A Globo, líder entre as redes de televisão aberta, cravou 9,3 com o Jornal Hoje, a novela Cabocla e parte da Sessão de Sábado. Em quarto lugar, surge a TV Aparecida, com média de 0,5 ponto. A Band, na quinta colocação, não foi além de 0,4 de média no embate com a produção da Televisa.
A volta de Chaves, vale lembrar, foi afetada pela falha na distribuição de energia elétrica de boa parte da Grande São Paulo: somente 37,2% das TVs da região estavam ligadas na faixa em que a série estava no ar, contra 40,9% dos quatro sábados anteriores no mesmo horário. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos na respectiva emissora ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência do retorno das produções de Roberto Bolaños no início da tarde de segunda-feira (14).