A transferência do quarteto original de apresentadores do Encrenca para a Band pode ter causado várias sensações nos executivos da RedeTV! — mas “saudade” certamente não foi um deles. Nos últimos dias, mesmo com o risco de ter perdido seu maior ibope e faturamento para a sua maior rival, o clima nos corredores da emissora é de alívio. A equipe original do humorístico, incluindo até profissionais que não atuam em frente as câmeras, era detestada pela maior parte dos funcionários da empresa. Para a imensa maioria das outras produções da rede, há a interpretação comum de que os agora ex-colegas de trabalho estavam se comportando como estrelas mimadas e inatingíveis.
O comentário mais comum — e mais educado — sobre a equipe do Encrenca é o de que eles se aproveitavam dos seus bons índices de audiência para ter tratamento diferenciado em relação a outras produções. Os funcionários que eram do time do dominical sequer costumavam conversar com os colegas dos demais programas, optando pelo isolamento em sua baía de trabalho, próxima à saída da Redação. Internamente, também há relatos de insubordinação vindos até mesmo de Ricardo de Barros, diretor do programa. Ele teria se rebelado após a Programação sinalizar que queria exibir o humorístico em horários alternativos e procurou os donos do canal para proibir a mudança.
Não era raro que as outras produções solicitassem a participação de Tatola Godas, Ângelo Campos, Dennys Motta e Ricardo Mendonça. O quarteto, no entanto, recusava a maior parte dos convites, justificando que não tinham tempo hábil em suas agendas para conciliar suas rotinas fora da RedeTV! com gravações fora do horário de trabalho. Não há, no entanto, queixas sobre o comportamento dos apresentadores, com a exceção das recusas em participar dos outros programas. Eles eram vistos como humildes e tinham fama de boa praça — muitos funcionários tentaram ser transferidos para a equipe do humorístico, que raramente tinha vagas abertas.
Entre os funcionários que trabalhavam no Encrenca, poucos devem continuar na emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. A maioria dos profissionais migrará junto com o elenco para o Perrengue na Band, mesmo com a direção da RedeTV! fazendo propostas financeiramente apelativas para reter parte dos colaboradores. A incerteza sobre o futuro da atração, no entanto, tem pesado na hora de recusar a oferta. Até a publicação deste texto, sequer há a definição oficial de quem apresentará o programa neste domingo (3).