Na Globo desde 2013, Felipe Simas trabalhou em inúmeros projetos na emissora carioca. O artista, que fez seu último trabalho em Fuzuê (2023), havia iniciado conversas com a Record para atuar em Paulo – O Apóstolo. No entanto, o ator sinalizou que teve conflito de agenda e não conseguiria permanecer.
Segundo o Flavio Ricco, fontes próximas à equipe de produção revelaram que a saída de Felipe Simas está relacionada a conflitos de agenda. A decisão do ator ocorreu depois de um período de intensa preparação, no qual ele participou de vários testes de interpretação e sessões de figurino e cabelo para interpretar Lucas, um médico.
Diferente dos últimos trabalhos da Record, desta vez, cada temporada da série terá apenas cinco episódios. Paulo – O Apóstolo possui previsão de início das gravações para novembro, e terá cenas que serão rodadas no Marrocos. Seguindo a mesma estratégia de lançamento de A Rainha da Pérsia, a superprodução será lançada primeiro no streaming, e em seguida, na TV aberta.
A obra da Record narrará a saga de Paulo de Tarso, que passou de perseguidor dos discípulos de Jesus a um dos maiores pregadores do Cristianismo. Na Bíblia, Paulo primeiramente se chama Saulo e passa os primeiros anos de sua vida em meio à comunidade judaica. Na juventude, é enviado a Jerusalém, para se familiarizar com a religião e cultura hebraica.
Por lá, os discípulos de Jesus eram crescentes e, como a maioria dos judeus, Saulo não acreditava que ele era o messias. Assim, torna-se perseguidor fervoroso das primeiras comunidades cristãs e participa do apedrejamento do apóstolo Estêvão. Em uma missão para capturar cristãos, Saulo é cegado por uma visão divina de Jesus. Três dias depois, ele recupera a capacidade de enxergar graças ao toque milagroso de Ananias, e se renova como Paulo. A partir de então, ele dedica-se a pregar a nova fé.