Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
TRIBUTO

Fernanda Montenegro revela que negava trabalhos na Globo por salário ruim

Atriz comentou sobre relação com a emissora durante homenagem que recebeu no Globoplay

Foto de Fernanda Montenegro sentada à poltrona
Fernanda Montenegro falou sobre relação passada com a Globo (Foto: Leo Martins/O Globo)

Compartilhe:

Fernanda Montenegro não poupou a Globo ao criticar os salários oferecidos no início de sua carreira na televisão. Em seu Tributo, disponibilizado no Globoplay nesta quinta-feira (17), a veterana explicou que por muitas vezes recusou os convites da emissora pela baixa remuneração, optando por continuar trabalhando no teatro com o marido, o ator Fernando Torres (1927-2008), e só aceitou um convite para estrear na líder de audiência quando recebeu uma boa proposta.

“De 1970 a 1981, foi só teatro. Tinha convites da Globo, mas eram sempre salários infames, compreende? Uma proposta muito baixa de salário”, detonou. “Eu disse: ‘Fernando [Torres, marido da atriz], nós estamos loucos? Nós não podemos pôr a nossa vida na televisão. Não. Nós temos que comandar nossa vida mesmo que seja modestamente, e é o teatro'”, entregou.

Fracasso sem precedentes, A Caverna Encantada vira novela menos vista do SBT
Tony Ramos e Belo viram jurados de programa apresentado por Eliana na Globo

“E justamente no período em que a Globo gritava que quem era bom estava na Globo. E a gente ria, porque a gente se achava muito bom e não estava na Globo. Que ótimo, nós dois sejamos talvez os únicos bons que não estavam na Globo. E ficamos aí totalmente voltados só para o teatro, pelo Brasil inteiro”, continuou.

Fernanda Montenegro já havia feito teleteatros e telenovelas entre os anos 1950 e 1960 em emissoras como Tupi, Excelsior, TV Rio e Record, mas foi somente duas décadas depois que ela conseguiu um acordo satisfatório com a Globo. “Em 1981, Manoel Carlos chamou Fernando e a mim para uma novela dele na Globo”, contou ela.

O Tributo mostra uma entrevista que a atriz deu em 2002 em que ela explica como foi o convite para trabalhar em Baila Comigo (1981). “[Manoel Carlos disse:] ‘Então eu quero você no papel principal’, uma das tantas Helenas da vida dele. Eu disse: ‘Tudo bem’. Vim, acertei salário, [salário] bom, porque um autor brigou”, relembrou. A artista deu uma dica de como um ator ganha bem na emissora. “Se um autor quer [você no papel]… Se entrar assim [de mãos abanando, sem um convite de autor], é zero, até Frank Sinatra [não ganharia bem]. Mas, se o autor ou o diretor quiser muito você, então você pode se propor na casa”, explicou.

Fernanda Montenegro, no fim, descobriu que faria uma nova personagem, e que sua Helena havia ficado com Lílian Lemmertz (1926-1986). “Uma semana depois, sei lá, entra Manoel de novo e diz assim para mim: ‘Olha, Fernanda, aquele papel que eu tinha feito para você, eu fiz um outro papel melhor do que aquele’. Eu disse assim: ‘Vão mexer no meu salário?’. [Ele disse] ‘Não’. Ah, então tudo bem. O Fernando fez imenso sucesso com a Lemmertz, e eu fiz um papel bom, mas um papel coadjuvante”, declarou ela, que interpretou Silvia Toledo na trama.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.