Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Em edição especial, A Vida da Gente volta na Globo a partir de março

A Vida da Gente é uma das novelas mais pedidas da ser reprisada (foto: Globo/Estevam Avellar)
A Vida da Gente é uma das novelas mais pedidas da ser reprisada (foto: Globo/Estevam Avellar)

Escrita por Lícia Manzo e exibida entre o final de 2011 e início de 2012, A Vida da Gente foi um sucesso entre o público e a crítica. Desde então, passou a ser uma das novelas mais pedidas para ser reexibida na Globo. E, a partir de 1º de março, vai ser possível rever a história de amor, conexão e afeto de Ana (Fernanda Vasconcellos), Manu (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso). A trama, cheia de emoção, traz à tona situações e experiências que instigam a reflexão sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida.

Para Marjorie Estiano, poder rever A Vida da Gente vai ser especial por vários motivos. “Essa novela foi gravada há dez anos, e olhar para trás é sempre uma oportunidade de se reavaliar e compreender o seu momento presente. O texto da Lícia é existencial, são conflitos atemporais e por esse motivo vai ser interessante perceber se, passados dez anos, assumiríamos os mesmos posicionamentos de antes ou interpretaríamos as circunstâncias da mesma maneira. O que muda ou mudou, o que permanece”, avalia Marjorie. Fernanda concorda e diz que se surpreendeu com a receptividade das pessoas após o anúncio da reexibição. “Essa novela me marcou de forma muito positiva. Não somente pela repercussão que ela teve, mas pela intensidade do processo. Eu esperava reações positivas, mas fui surpreendida. Que bom que o público está demonstrando desejo em rever novelas antigas, e melhor ainda, saber que essa novela deixou boas lembranças”, afirma a intérprete de Ana.

As duas atrizes também recordam momentos especiais da trama. “Entre tantos diálogos belíssimos, tem um trecho em que a personagem da Nicette (Bruno), que vivia a vó Iná, fazia uma reflexão justamente sobre o tempo e a transformação que ele pode testemunhar. Acho que é a síntese da sensação de revermos a Vida da Gente, lembra Marjorie, que dá vida à Manuela na história. Para Fernanda, uma discussão de oito minutos entre as irmãs é uma das cenas mais marcantes: “há um texto de imensa qualidade com uma gama de sentimentos que estavam guardados entre as personagens, provando por A + B que ambas erraram ao longo da vida e que não havia vilã nessa história toda. Assim como na vida, A Vida da Gente mostra que existem escolhas a serem feitas e que temos que arcar com as noss as decisões”.

 

A história da trama

 

Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) conviveram como irmãos postiços durante boa parte da infância e adolescência, desde que Eva (Ana Beatriz Nogueira), mãe dela, e Jonas (Paulo Betti), pai dele, se casaram. No auge da juventude, se viram apaixonados, ao mesmo tempo em que, por ironia do destino, seus pais iniciaram um litigioso processo de separação. Apartados pelo ódio entre as famílias, Rodrigo e Ana são obrigados a um término precoce e devastador para ambos.

Porém, um mês mais tarde, Ana (Fernanda Vasconcellos), em pânico, descobre estar grávida depois do único encontro que teve com seu amor proibido. Eva, dominadora, não se conforma. Um possível neto ameaçaria o sustento de toda a família, já que Ana – tenista promissora, com títulos e troféus – é contratada por uma poderosa empresa de artigos esportivos para representar a imagem publicitária de juventude, disciplina e saúde.

Ana cede então à chantagem da mãe, pensando também na irmã Manuela (Marjorie Estiano). O plano de Eva (Ana Beatriz Nogueira) é que elas façam uma viagem – período suficiente para a gestação e o nascimento do bebê – voltando em seguida. A bebê, Júlia (Jesuela Moro), suposta nova irmãzinha de Manuela e Júlia, será apresentada como filha de um caso de Eva no Exterior. Preocupada com o sustento da filha/irmã, Ana volta a treinar e retoma a carreira de tenista.

Mas os conflitos entre Ana e a mãe se acirram e as discordâncias sobre a criação de Júlia (Jesuela Moro) são cada vez maiores. Exasperadas com a tirania da mãe, Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano) – mais que irmãs, amigas como jamais se viu – decidem procurar a avó, a doce Iná (Nicette Bruno), em Gramado, onde pretendem se estabelecer e criar Júlia. As irmãs partem em segredo com a pequena. No caminho, elas sofrem um acidente de carro, e Ana entra em coma profundo. Segundo os médicos, irreversível.

À beira do leito da amada, Rodrigo (Rafael Cardoso), arrasado, confessa seu amor. A cena destrói o coração de Manu (Marjorie Estiano) que, num ímpeto, revela ao rapaz toda a verdade: Júlia (Jesuela Moro) é filha dele com Ana (Fernanda Vasconcellos). Revoltada com a filha por ter revelado o segredo ao ex-enteado, Eva expulsa Manu de casa. Na casa de Rodrigo, a situação não é diferente: Jonas (Paulo Betti), pai autoritário – empenhado em fazer do filho seu sucessor nos negócios da família – o ameaça: ou o rapaz desiste de desgraçar a própria vida, atrapalhando estudos e a carreira para assumir sozinho, antes dos vinte anos, a paternidade de uma criança – ‘e ainda por cima filha de quem é!’ – ou o faça longe dali!

Rodrigo (Rafael Cardoso) decide sair de casa. Sem dinheiro ou perspectiva profissional, leva consigo a filha pequena. E vão morar com vó Iná (Nicette Bruno), com quem Manu também está vivendo. Assim, os dois jovens passam a cuidar de Júlia. Guiados pelo amor comum a Ana, prosseguem compartilhando cada dificuldade e cada pequena alegria, lutando para dar à menina o que Ana certamente lhe daria, se não estivesse inerte sobre a cama. Mais do que ampará-los, Iná dá força para que Manu invista num relacionamento com Rodrigo.

A história salta quatro anos. Júlia está crescida, alegre e seguramente amparada pelos ‘pais’, Rodrigo (Rafael Cardoso) e Manu (Marjorie Estiano), que, agora casados, conseguiram prosperar. Tudo parece caminhar a contento, até que uma reviravolta muda o rumo dos acontecimentos: Ana (Fernanda Vasconcellos) acaba de despertar.

A novela traz no elenco Regiane Alves, Gisele Froes, Maria Eduarda de Carvalho, Malu Galli, Angelo Antonio, Stenio Garcia, Alice Wegmann, Julia Almeida, Sthefany Brito, Leona Cavalli, entre outros.

Leia mais