O fim do contrato entre a TV Globo e a TV Fronteira, afiliada da emissora na região de Presidente Prudente, em São Paulo, teve como motivação o comportamento do dono do canal, Paulo Oliveira Lima. Presidente do Grupo Paulo Lima, o executivo usou espaço na TV para promover sua imagem em telejornais locais durante campanha para se tornar prefeito da cidade. Ele chegou a aparecer em 25 reportagens positivas no telejornal Fronteira Notícias, exibido diariamente no horário do almoço.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Globo se desagradou com a atitude do parceiro de negócios, além de ter discordado de declarações conservadoras feitas por ele em uma peça publicitária feita para uma fundação. Na ocasião, o empresário declarou que existe “mal estar na sociedade brasileira, provocado pela visibilidade das identidades de gênero”. A fala foi considerada preconceituosa em relação à comunidade LGBTQIA+, algo inaceitável nos atuais termos da líder de audiência.
Globo deporta TV Fronteira e anuncia mudança de afiliadas em São Paulo
Henri Castelli ganha papel em Vale Tudo depois de 5 anos longe das novelas
Donos de afiliadas da Globo não podem descumprir códigos de conduta, que envolvem promoções de imagem publicamente. Um caso semelhante tem relação com a TV Gazeta, afiliada do canal em Alagoas há 45 anos, que possui o ex-presidente Fernando Collor como sócio majoritário. Depois de ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ter recebido propina, a sede do canal optou por encerrar o vínculo com a afiliada, contudo, uma decisão judicial ordenou que o contrato fosse mantido.
O fim do contrato entre a Globo e a TV Fronteira foi anunciado em uma nota à imprensa. “A Globo comunicou à TV Fronteira que o contrato de afiliação, que se encerra em de 31 de dezembro de 2024, não será renovado. A partir dessa data, a TV Tem vai ampliar a sua área de transmissão e retransmitir o sinal da TV Globo para Presidente Prudente e mais 54 cidades da região. A TV Tem já cobre a região de Bauru e arredores, com estrutura para atender com qualidade o público e o mercado de Presidente Prudente”, diz o comunicado.
Paulo Lima foi candidato pelo PSB, mas obteve apenas 37,28% dos votos, perdendo a disputa para Milton Carlos, o Tupã, que venceu em primeiro turno com 52,81%.