Datena não retornará ao trabalho como jornalista da Band em 2024. Depois de perder a eleição para prefeito da cidade de São Paulo, o veterano entrou na geladeira do canal do Morumbi, e sua permanência na empresa dependerá de conversas que acontecerão entre as duas partes na próxima semana. A expectativa é que ele ganhe um novo projeto e deixe o filho, Joel Datena, no comando do Brasil Urgente, caso contrário, seu contrato deverá ser encerrado.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a imagem do apresentador ficou desgastada durante sua campanha para a prefeitura. O âncora chegou a jogar uma cadeira no candidato Pablo Marçal em uma sabatina que aconteceu na TV Cultura, além de ter tido outros comportamentos que acabaram desagradando a alta cúpula da emissora. Para que ele pudesse voltar ao ar, seria necessário o cumprimento de um tempo de descanso de imagem.
Globo deporta TV Fronteira e anuncia mudança de afiliadas em São Paulo
Henri Castelli ganha papel em Vale Tudo depois de 5 anos longe das novelas
Datena tem contrato com a Band até dezembro, por isso a renovação de seu vínculo deverá ser feita o quanto antes. Os executivos da emissora, no entanto, avaliam que ele precisa de férias. Existe um acordo verbal para que seu contrato seja renovado, mas ainda não há nada concreto enquanto não acontecer uma conversa entre o jornalista e os superiores do canal.
Joel Datena deve continuar apresentando o Brasil Urgente, tendo em vista que ele manteve os índices de audiência mesmo com a saída do pai para se dedicar à política. O apresentador tem contrato com a Band até 2027 e não tem data para deixar o programa policial, que é uma das maiores audiências do canal paulista. Na Grande São Paulo, a atração chega a 3 pontos de média diariamente.