Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NA COMUNICAÇÃO

Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

Antônio Augusto Amaral de Carvalho revolucionou a história do rádio; empresário estava internado no Hospital Sírio Libanês

Foto de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Seu Tuta
Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Seu Tuta, morreu aos 93 anos (foto: Reprodução/Jovem Pan)

Compartilhe:

Atualizado em 04/11/2024 – 16:53

A comunicação brasileira perdeu mais de um dos maiores nomes de sua história nesta segunda-feira (4): Antônio Augusto Amaral de Carvalho, fundador da Jovem Pan, morreu na tarde de hoje. O empresário, mais conhecido como Seu Tuta, estava com a saúde debilitada há diversos anos e havia sido internado há algumas semanas no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A Jovem Pan News, canal de notícias do conglomerado na televisão por assinatura, interrompeu sua programação habitual às 16h15 para confirmar a morte do dono da empresa.

A notícia foi oficializada pelo jornalista Evandro Cini, que apresentava o jornalistico 3 em 1. “Eu vou precisar interromper o debate. Com imenso pesar, a gente não queria dar essa notícia, mas a partir de agora o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. E é por isso que a gente faz até a troca das imagens do nosso telão. Seu Tuta era querido por tantos, inclusive por todos que estão aqui na Jovem Pan e fazem parte dessa história. Seu Tuta foi um ícone da comunicação e revolucionou a história da rádio”, anunciou o âncora.

A programação habitual da Jovem Pan foi interrompida desde o anúncio da morte de Seu Tuta. Os veículos do conglomerado passaram a exibir um documentário, narrado por Thiago Uberreich (apresentador do Jornal Jovem Pan), contando a história de vida do empresário. Na televisão, o crawl com as manchetes do dia foi substituído pela frase “ninguém faz sucesso sozinho”, que era uma das marcas da gestão do empresário em seus negócios. Além disso, uma foto dele foi estampada ao lado da logomarca do canal, e as tarjas da emissora foram trocadas para a cor preta.

Foto de Thiago Uberreich e Evandro Cini na cobertura especial da Jovem Pan
Thiago Uberreich e Evandro Cini comandam cobertura especial da Jovem Pan sobre a morte de Seu Tuta (foto: Reprodução/Jovem Pan)

Confira a íntegra do comunicado do Grupo Jovem Pan sobre a morte de seu fundador:

Antônio Augusto Amaral de Carvalho, empresário da comunicação e fundador da Jovem Pan, faleceu nesta segunda-feira (4) aos 93 anos em São Paulo. Dono de uma trajetória impressionante, Seu Tuta, como ficou conhecido, transformou, idealizou e comandou programas que impactaram gerações na rádio e na televisão. Contribuiu para explosão de grandes movimentos da música como a Jovem Guarda e a Tropicália e trabalhou diretamente com grandes estrelas como Hebe Camargo e Jô Soares.

No esporte, foi o responsável pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo. Assumiu a direção-geral da Rádio Panamericana em 1964 e revolucionou a emissora, começando pela troca de nome para Jovem Pan. Sempre compromissado com a informação, implementou na década de 1970 a programação jornalística de 24 horas. Foi o primeiro a apostar na transmissão em streaming pela internet e inaugurou o que, no dizer de Tuta, era “a rádio com imagem”.

Além da carreira brilhante, a personalidade do Seo Tuta, autor da frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”, firmou ainda mais seu legado. Um homem alto astral, que acreditava fortemente na valorização do trabalho em equipe dentro das redações e nos bastidores da rádio e da televisão.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.