Breiller Pires, comentarista da ESPN, criticou Tiago Leifert pelo tempo na Globo. Em uma entrevista ao Futeboteco, o comunicador do Grupo Disney afirmou que o ex-apresentador do Big Brother Brasil prejudicou o jornalismo esportivo ao adotar um estilo mais leve e descontraído.
“O Juca Kfouri fala da Leifertização do jornalismo esportivo, que é aquela coisa da resenha e de brincar. O próprio Tiago contribuiu com o estilo”, detalhou. O comunicador sinalizou que a “Leifertização” afastou o jornalismo de sua função crítica e investigativa.
Ele argumenta que, embora Tiago Leifert não tenha criado esse estilo, sua influência foi significativa na popularização de uma abordagem que prioriza o entretenimento em detrimento da análise crítica. “Ele acabou tirando do jornalismo a capacidade de confrontar. Se você é jornalista, tem que ter aquela coisa de incomodar. Ainda mais ao falar de futebol. Se todo mundo concordar com a sua opinião, você está perdido”, pontuou.
Segundo Breiller Pires, um jornalista esportivo deve questionar e provocar, especialmente em um campo como o futebol. “Acho ele um baita comunicador. Mas o Globo Esporte dele não falava de escândalos da CBF e de dirigentes. É comum no futebol. Não tem problema nenhum ser engraçadinho. No período do Tiago no Globo Esporte faltou esse tipo de matéria. Foi um desserviço ao jornalismo”, disse.
Tiago Leifert assumiu como editor-chefe e apresentador da edição paulista do Globo Esporte em 2009 e depois decidiu migrar para a área de entretenimento da Globo. Durante seu tempo no departamento esportivo, participou da cobertura de eventos importantes, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, as Olimpíadas de 2008 em Pequim e a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. O jornalista deixou a Globo em 2021 para novos desafios profissionais.