Claudia Raia falou sobre o etarismo no programa Mulheres Positivas, da Record News. A atriz revelou os desafios enfrentados pelas mulheres na indústria do entretenimento. Com 40 anos de carreira, a atriz ressaltou a escassez de papéis de protagonismo para mulheres acima dos 50, enfatizando a necessidade de maior representatividade feminina.
A artista citou Jane Fonda como exemplo de reinvenção ao se tornar produtora. “Sou uma lutadora, e, como figura pública, meu papel é segurar a mão de outras mulheres e dizer: ‘Vamos colocar o pé na porta e seguir em frente!'”, declarou Claudia Raia.
“Mesmo com a carreira que construí, vejo como mulheres de 50 ou 60 anos desaparecem dos papéis de protagonismo. Onde estão as protagonistas 50+? Na TV internacional, há exemplos como Jane Fonda, que se tornou produtora para manter-se em destaque. E eu sempre fiz isso, sou produtora desde os 19 anos”, contou. “Diziam que musicais não faziam parte da nossa cultura, mas eu insisti. Produzi e foi um sucesso. Isso me deu uma autonomia incrível, e hoje sigo investindo em projetos que me desafiam”, detalhou.
Claudia Raia é mãe de três filhos: Enzo, Sophia e Luca. A artista teve os filhos em diferentes fases da vida e pontuou que quer ficar por perto dos herdeiros. “A maturidade traz sabedoria. Quando somos jovens, tentamos estar em 10 lugares ao mesmo tempo. Isso faz toda a diferença nas minhas três maternidades. Tive Enzo aos 30, Sophia aos 36 e Luca aos 56. Hoje, priorizo estar presente de forma plena com meus filhos”, concluiu.