Chaves não voltará a fazer parte da programação diária do SBT — ao menos não na data que estava prevista. Em uma reunião realizada com as afiliadas de todo o país na manhã desta terça (12), a emissora comandada por Daniela Beyruti e Mauro Lissoni avisou que o retorno da produção mexicana está suspenso por tempo indeterminado. A faixa horária em que a série iria ao ar continuará sendo destinada ao Tá na Hora e as suas respectivas versões locais, que vão receber investimentos para serem mais competitivas.
O TV Pop apurou que a suspensão da volta de Chaves não é a única mudança no planejamento da rede fundada por Silvio Santos (1930-2024). Quase toda a programação anunciada há menos de uma semana simplesmente não existirá mais: as afiliadas, satisfeitas com o horário local noturno atual, ganharam a primeira batalha com Mauro Lissoni e ainda ganharam mais tempo na faixa da manhã, ampliada em meia hora a partir do dia 18. O Primeiro Impacto, por sua vez, perderá meia hora de duração, para que o Chega Mais entre no ar mais cedo.
Com isso, o SBT Brasil continuará sendo transmitido em seu horário habitual, na faixa das 19h45. As Aventuras de Poliana, que sairia do ar sem um final, também continuará com a sua exibição normal, assim como não haverá nenhuma mudança no horário da faixa rotativa que encerra o horário nobre da emissora. Basicamente, a única mudança concretizada foi justamente o aumento do espaço para a programação local das manhãs, devolvendo o tempo que havia sido retirado no primeiro semestre, com a estreia do Chega Mais, que derrubou a emissora em todo o país.
A reportagem do TV Pop apurou que as afiliadas do canal não ficaram felizes com a maneira que a agora cancelada modificação estava sendo conduzida por Mauro Lissoni. Todas as emissoras, sem nenhuma exceção, descobriram que teriam seus horários locais alterados pelo mesmo e-mail que foi enviado para os veículos de imprensa no início da noite de terça passada. A ausência de uma comunicação prévia incomodou os executivos regionais, que passaram a pressionar a rede pela manutenção da atual configuração da programação do horário nobre, sem o seriado Chaves.
Lissoni, vale lembrar, comandava justamente uma afiliada do SBT antes de ser alçado ao comando nacional da emissora. Ele era um dos grandes críticos das mudanças inesperadas promovidas por Murilo Fraga, e não raramente se queixava internamente da falta de respeito da rede com suas parceiras. Fraga, no entanto, nunca chegou nem perto de anunciar uma troca tão relevante na programação sem alertar previamente a todos os envolvidos — o TV Pop apurou que nem mesmo as produções de São Paulo sabiam das mudanças antes do envio do e-mail na terça passada.
A seguir, confira a íntegra do comunicado enviado para as afiliadas do SBT na manhã desta terça-feira sobre a suspensão do retorno de Chaves:
Bom dia!
Informamos que estão canceladas as alterações na faixa noturna da programção a partir do dia 18/11. Considerem apenas as alterações que estão em vermelho. O restante da programação segue normal.
06h00 – Primeiro Impacto
09h00 – Chega Mais
11h00 – Chega Mais Notícias
13h30 – Carinha de Anjo
14h30 – Quando me Apaixono
15h30 – Fofocalizando
16h30 – Meu Caminho é Te Amar
17h30 – Tá na Hora
19h45 – SBT Brasil
20h45 – A Caverna Encantada
21h30 – As Aventuras de Poliana
22h00 – Programa do Ratinho
23h00 – Linha de Show
00h30 – The Noite
01h30 – Operação Mesquita
02h00 – SBT Podnight
02h45 – SBT News na TVA programação de sábado e domingo permanece inalterada.