Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
VALE A PENA VER DE NOVO

2ª novela mais vista da história, Tieta substituirá Alma Gêmea na tarde da Globo

Folhetim escrito por Aguinaldo Silva voltará ao ar a partir de 2 de dezembro, como parte da comemoração dos 60 anos da emissora

Foto da novela Tieta
A Globo escolheu a novela Tieta para substituir Alma Gêmea (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Atualizado em 13/11/2024 – 13:04

A Globo escolheu Tieta (1989), marco da teledramaturgia brasileira, para substituir Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo. A produção é baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e foi criada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. O retorno coincide com a celebração dos 35 anos da novela em 2024, além de marcar o início da comemoração dos 60 anos da emissora, que serão festejados em 2025.

A trama se desenrola na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste do Brasil, e acompanha a história de Tieta, que, depois de ser expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves, retorna 25 anos depois, rica e decidida a se vingar. Na primeira fase, Tieta é interpretada por Claudia Ohana. Posteriormente, Betty Faria assume o papel, retratando a transformação da personagem ao longo dos anos. A chegada de Tieta provoca mudanças significativas e desafia as convenções locais, incluindo seu envolvimento com o sobrinho seminarista Ricardo (Cassio Gabus Mendes).

Ricardo, filho de sua irmã Perpétua, interpretada por Joana Fomm, se torna parte central dos conflitos. A atriz deu vida a uma das vilãs mais marcantes da televisão. Além das tramas familiares, a novela aborda o impacto ambiental da instalação de uma fábrica de dióxido de titânio na cidade. Betty Faria sempre se orgulhou do papel que fez na novela da Globo e comemorou o retorno para o Vale a Pena Ver de Novo.

“Tenho orgulho do que ela representava. Tieta era muito moderna, hoje ainda é revolucionária. Era uma pessoa do bem, cheia de amor, que chega na cidade para ajudar a melhorar a situação, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceitos”, declarou. “Fiquei feliz demais porque é um trabalho que entrou no coração do público e ficou. Foi um grande sucesso da minha maturidade como atriz, que me trouxe muita felicidade, e uma novela exibida em muitos países, sempre muito bem-recebida”, sinalizou.

Tieta foi exibida em países como México, Chile, Portugal e Uruguai. A novela foi reapresentada entre setembro de 1994 e abril de 1995, em Vale a Pena Ver de Novo. Em 1996, Cacá Diegues adaptou a história para o cinema, com Sônia Braga como Tieta e Marília Pêra (1943-2015) como Perpétua.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.