Depois de rumores de que teria pedido demissão da Globo, por conta das frequentes intervenções da emissora no texto de Mania de Você, o autor João Emanuel Carneiro abriu o jogo e negou que esteja deixando a líder de audiência. Em conversa com o site Notícias da TV, o novelista afirmou que nunca pensou nesta hipótese. “Jamais cogitei deixar a Globo”, relatou.
Carneiro ainda afastou um possível descontentamento com as intervenções que Mania de Você tem passado, explicando que esse tipo de mudança acontece em qualquer obra aberta. “Faz parte de qualquer obra aberta mudanças ao longo do caminho”, justificou. Ainda de acordo com a publicação, pouco antes da estreia da novela, o autor renovou o seu contrato com a Globo até 2031– o seu atual vínculo com a emissora venceria apenas 2025.
Como relatado recentemente pela colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, o autor teria avisado aos seus colabores que deixaria a emissora no próximo ano, já que estaria revoltado com os inúmeros cortes promovidos pela emissora na atual trama das 21h, culminando no desastre de audiência registrado nas últimas semanas.
Segundo ela, João Emanuel Carneiro teria tomado a decisão depois que sua história foi picotada pela cúpula da rede para evitar fuga de público. Amauri Soares, diretor da TV e Estúdios Globo, ordenou que os roteiros passassem por um pente fino, removendo maldades de personagens como Molina (Rodrigo Lombardi), Mavi (Chay Suede) e Mércia (Adriana Esteves). Depois da notícia repercutir nas redes sociais, Eliane Garcia, colaboradora de Mania de Você, disse que não recebeu nenhuma informação de que o escritor deixará o canal e garantiu que a Globo não o perderá.