A TV Globo anunciou Tieta (1989) como substituta de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver e Novo a partir do dia 2 de dezembro. A emissora escolheu o folhetim de Aguinaldo Silva para iniciar as comemorações de seus 60 anos de existência, comemorados oficialmente em 2025. Diretor de Gestão de Conteúdo do canal, Gabriel Jacome explicou o motivo da trama ser a responsável por ocupar a faixa de reprises pelos próximos meses.
“A escolha de Tieta abre as comemorações dos 60 anos da emissora. É uma das novelas mais vistas e comentadas da história do canal. Traz com muito humor e personagens icônicos uma importante reflexão sobre o país, os hábitos e a cultura brasileira de 35 anos atrás. Uma trama atemporal que Aguinaldo Silva criou brilhantemente”, declarou o profissional em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.
Fabiula Nascimento reflete sobre não ser a “funcionária que a Globo precisa”
Xuxa expõe que foi convidada para ritual de ayahuasca enquanto gravava série da Disney
Jacome aposta que a exibição da novela atrairá novos públicos que não possuem familiaridade com a produção. “Tieta é uma mulher que lutou por liberdade e justiça num contexto pouco propício. Mesmo com todos os desafios ela não se deixou abater e venceu. Uma história divertida e cativante que vai resgatar memórias e se conectar com novas gerações”, apostou o profissional.
Apesar de ser um grande clássico, Tieta será picotada para poder ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Cenas como a relação incestuosa entre Tieta (Betty Faria) e o sobrinho interpretado por Cassio Gabus Mendes devem ser cortadas. A abertura que mostra a atriz Isadora Ribeiro com os seios de fora também deve ser censurada. “Como outras reprises, a novela pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo para se adequar ao horário de exibição”, explicou a Globo.