Nos últimos meses, o setor de teledramaturgia da Globo passou por diversas mudanças em razão da crise sanitária. Por causa disso, a emissora resolveu criar grupos de discussão de seus próximos folhetins inéditos com telespectadores selecionados. O objetivo da líder de audiência é que os capítulos gravados sejam analisados pelo público antes da exibição na televisão. As informações são do jornalista João Paulo Dell Santo, do RD1.
A crise causada pelo vírus da doença respiratória impôs mudanças no cronograma de gravações e exibições das tramas do canal carioca. Agora, as novelas só entram no ar depois que as filmagens são totalmente encerradas. Segundo a publicação, a ideia de criar grupos de discussão surgiu após a exibição das segundas fases de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, e da crise de baixa audiência que atravessa Nos Tempos do Imperador, que também vem sendo alvo de críticas.
As próximas novelas inéditas da Globo, Quanto Mais Vida Melhor, das 19h, e Um Lugar ao Sol, que vai entrar no lugar de Império a partir de novembro, já seguirão o novo esquema. Como as novelas são finalizadas antes de irem ao ar, as histórias não podem ser alteradas. O grupo de telespectadores vai ajudar o canal a evitar um possível desinteresse do público com as produções.
Por enquanto, apenas as sucessoras das próximas novelas inéditas voltarão a ser filmadas e exibidas simultaneamente. A direção da Globo entende que o atual momento ainda proporciona segurança para a volta integral dos trabalhos que eram realizados antes da crise sanitária. Para o ano que vem, a rede também pretende retomar o núcleo de programas humorísticos.