A novela Tieta, que será reexibida pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro, deverá ter a sua abertura reeditada pela emissora “para se adequar ao horário de exibição”. Isadora Ribeiro, que protagonizou as cenas de nudez apresentadas na abertura da trama, afirmou que a atitude da emissora é uma forma de retrocesso e censura. “É uma forma de censura e um retrocesso cultural, porque na época ninguém criticou a exibição”, avisou.
“O público e os jornalistas eram só elogios, enfatizando a grandiosidade da obra de arte, com efeitos e luzes no corpo. A abertura de Tieta foi muito moderna para a época, repleta de elementos simbólicos, com a minha imagem evocando a natureza, a liberdade e a essência de uma Bahia exuberante e mística. Com esses elementos em destaque, a obra ajudou a alavancar a audiência”, declarou a artista em conversa com a Contigo.
Isadora Ribeiro também destacou que a abertura prepara o público para o tema apresentado no folhetim . “A liberdade e empoderamento está refletida na abertura e na história da obra e comportamento da personagem protagonista durante a exibição dos capítulos. A abertura é uma obra de arte que prepara o expectador para o universo sensual, rural e cheio de contrastes da novela”, pontua a atriz.
Por fim, a artista afirma que na época de exibição de Tieta ninguém criticou, mesmo tendo grande repercussão. “Ninguém criticou a exibição, e foi muito lindo curtir a reação das pessoas, era unânime a admiração e receptividade dessa obra incrível”, relembra ela, que tem orgulho de ter feito parte. “Tenho muito orgulho de ter participado e visto no ar, exatamente o resultado que eu busquei no momento pra minha atuação durante a gravação da abertura”, finaliza.