Ana Luiza Guimarães, apresentadora da Globo, relatou no Jornal Nacional que foi alvo de uma tentativa de golpe envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois de uma reportagem sobre fraudes, a jornalista revelou ter recebido um SMS informando sobre a suspensão de sua CNH.
A âncora da Globo declarou que a mensagem era falsa, pois ela nunca obteve uma CNH. “Eu recebi essa mensagem por SMS, mas tem um problema: eu não tenho CNH. Eu nunca tirei CNH, então ela não pode ser suspensa”, afirmou Ana Luiza Guimarães na bancada do Jornal Nacional.
No crime, bandidos enviam uma mensagem que diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para não ser bloqueada, a pessoa deve acessar um link. O site acaba gerando um boleto falso para que a vítima pague a guia, mas o dinheiro é perdido. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) têm chamado a atenção para tentativas de golpe envolvendo mensagens de texto.
O DETRAN informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado. O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais. Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do DETRAN ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Como alternativa, é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.