Mais um ano, mais uma variante: depois do fracasso das edições disputadas entre idosos, a Band decidiu criar mais uma variação para o formato do MasterChef. Desta vez, a emissora apostou em uma espécie de cópia do Bake Off Brasil, transformando a competição gastronômica em um embate de doceiros, que nunca havia sido feito em nenhum outro país detentor do formato. A novidade não deu certo, e acabou espantando ainda mais público do programa comandado por Ana Paula Padrão, que ficou mais perto do traço de audiência do que do terceiro lugar em sua faixa horária.
Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o primeiro episódio de MasterChef Confeitaria marcou apenas 1,2 ponto de média. Trata-se da segunda pior estreia da história do reality no Brasil, ficando atrás apenas do 1,1 ponto da segunda temporada do MasterChef+, exibida entre novembro e dezembro do ano passado. Considerando todos os episódios de todas as variações (são seis, até aqui) do formato, foi o terceiro pior desempenho da história da atração, que completou uma década no ar.
O que você precisa saber
- Com um capítulo mais longo, exibido até 16h12, Cabocla (12,6) bateu recorde de audiência;
- Retalhada para terminar mais rápido, As Aventuras de Poliana (4,1) teve o maior ibope do SBT no dia;
- Mesmo em sua reta final, A Fazenda 16 (5,9) segue com índices abaixo das expectativas, apesar da vice-liderança isolada.
A criação de uma temporada de doceiros era uma resposta ao SBT, que havia anunciado publicamente o término do Bake Off Brasil — a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) já tinha se preparado para descontinuar o formato diante de seus baixos índices de audiência e faturamento, mas recuou depois que a Discovery aceitou arcar com ainda mais custos do programa, que voltou ao ar reformulado, com novas dinâmicas, apresentadora e jurados. As mudanças, no entanto, não mudaram os números da atração, consolidada em terceiro lugar nas noites de sábado.
Com isso, a Band acabou colocando suas fichas em um formato praticamente idêntico ao que está sendo apresentado, com índices sofríveis de audiência, em sua principal concorrente há diversos anos. A comercialização só não ficou abaixo do esperado por conta do pacotão feito pela emissora, que vendeu as cotas do MasterChef Confeitaria juntamente com as ações do formato original da atração, que teve a sua 11ª temporada encerrada há uma semana — a competição gastronômica está no ar de maneira ininterrupta desde o final de maio, algo sem precedentes em outros países.
Com confeiteiros, MasterChef despenca e tem 2ª pior estreia da história
- Horário de exibição: entre 22h29 e 0h38;
- 1,2 ponto de média, 1,7 de pico e 2,4% de share;
- Ficou mais perto da RedeTV! (0,6) do que do terceiro lugar;
- 2ª pior audiência de estreia dentre todas as versões do formato;
- Não ficou entre os cinco melhores desempenhos da Band no dia;
- Marcou 29% menos ibope que os últimos quatro episódios de MasterChef – Uma Década de Paixão.
Confira as audiências obtidas pelas principais plataformas de conteúdo nesta terça-feira (19):
MÉDIA 24h | 11,8 |
Bom dia SP | 8,5 |
Bom dia Brasil | 9,0 |
Encontro com Patrícia Poeta | 7,5 |
Mais Você | 7,6 |
SP1 | 9,8 |
Globo Esporte | 10,1 |
Jornal Hoje | 11,0 |
Cabocla | 12,6 |
Sessão da Tarde: Beleza da Noite | 10,6 |
Vale a Pena Ver de Novo: Alma Gêmea | 16,7 |
Garota do Momento | 18,3 |
SP2 | 20,7 |
Volta por Cima | 20,2 |
Jornal Nacional | 20,9 |
Mania de Você | 22,7 |
Eliminatórias da Copa: Brasil x Uruguai | 23,1 |
Vale o Escrito | 10,6 |
Jornal da Globo | 7,0 |
Conversa com Bial | 5,3 |
Volta por Cima (reapresentação) | 4,4 |
Comédia na Madruga: Vai Que Cola | 3,9 |
Hora 1 | 4,3 |
MÉDIA 24h | 7,6 |
Audiência da manhã | 4,7 |
Audiência da tarde | 7,7 |
Audiência da noite | 12,3 |
Audiência da madrugada | 5,6 |
MÉDIA 24h | 4,1 |
Balanço Geral Manhã | 2,3 |
Balanço Geral Manhã II | 2,8 |
Balanço Geral Manhã SP | 3,1 |
Fala Brasil | 3,4 |
Hoje em Dia | 3,3 |
Balanço Geral SP | 6,6 |
Igreja Universal | 6,5 |
Balanço Geral SP | 6,3 |
O Rico e Lázaro | 4,3 |
Cidade Alerta | 4,4 |
Cidade Alerta II | 4,0 |
Cidade Alerta III | 4,9 |
Cidade Alerta SP | 6,6 |
Jornal da Record | 7,2 |
Força de Mulher | 7,9 |
Gênesis | 6,5 |
A Fazenda 16 | 5,9 |
Chicago Med | 2,8 |
Jornal da Record 24h | 2,0 |
Fala Que Eu Te Escuto | 1,2 |
Igreja Universal | 0,3 |
Balanço Geral Madrugada | 0,8 |
MÉDIA 24h | 2,2 |
Audiência da manhã | 0,8 |
Audiência da tarde | 2,2 |
Audiência da noite | 4,1 |
Audiência da madrugada | 1,6 |
MÉDIA 24h | 2,4 |
Primeiro Impacto | 1,5 |
Primeiro Impacto 2ª Edição | 1,7 |
Chega Mais | 1,4 |
Chega Mais Notícias | 2,1 |
Carinha de Anjo | 3,4 |
Quando me Apaixono | 3,5 |
Fofocalizando | 3,3 |
Meu Caminho é Te Amar | 2,7 |
Tá na Hora | 2,8 |
SBT Brasil | 3,9 |
A Caverna Encantada | 4,0 |
As Aventuras de Poliana | 4,1 |
Programa do Ratinho | 3,3 |
Cine Espetacular: Keanu | 3,0 |
The Noite | 1,9 |
Operação Mesquita | 1,4 |
SBT Podnight | 1,3 |
Um Maluco no Pedaço | 1,3 |
Três é Demais | 1,4 |
Side Hustle | 1,2 |
Game Shakers | 1,1 |
Notícias Impressionantes (reapresentação) | 1,3 |
MÉDIA 24h | 1,3 |
Jornal BandNews | 0,3 |
Interprograma | 0,4 |
AgroBand | 0,3 |
Bora Brasil SP | 0,3 |
Bora Brasil | 0,6 |
Jogo Aberto | 1,9 |
Jogo Aberto SP | 2,7 |
Os Donos da Bola | 1,7 |
Melhor da Tarde | 1,1 |
Brasil Urgente | 2,6 |
Brasil Urgente SP | 3,3 |
Jornal da Band | 3,2 |
Melhor da Noite | 1,5 |
Show da Fé | 0,4 |
Perrengue do Dia | 0,4 |
MasterChef Confeitaria - Estreia | 1,2 |
Jornal da Noite | 0,8 |
Esporte Total | 0.7 |
Band Esporte | 0,4 |
+info | 0,3 |
Jornal da Band (reapresentação) | 0,3 |
Outlander | 0,2 |
Lá no Mercadão | 0,2 |
O Melhor Prato | 0,2 |
Profeta Vinicius Iracet | 0,1 |
MÉDIA 24h | 0,3 |
Igreja da Graça | 0,0 |
Igreja Universal | 0,0 |
Ultrafarma na TV | 0,0 |
Palpite do Milhão | 0,0 |
Fica com a Gente | 0,1 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,0 |
Hora do Viva | 0,1 |
Igreja Universal | 0,0 |
A Tarde é Sua | 0,9 |
Igreja Universal | 0,3 |
Marjo Prêmios | 0,0 |
Elas em Jogo | 0,0 |
RedeTV! News | 0,3 |
Show da Fé | 0,2 |
TV Fama | 1,2 |
UltraPrêmio Show | 0,6 |
NFL Show | 0,2 |
Leitura Dinâmica | 0,2 |
Madrugada Animada | 0,3 |
Igreja da Graça | 0,0 |
Cada ponto representa 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos na Grande São Paulo.
Dados cedidos pelas plataformas