Mais uma semana, mais uma mudança: tirado do ar há menos de 10 dias, o telejornal SBT News na TV voltará a fazer parte da programação da emissora já a partir deste domingo (24). A volta do jornalístico é fruto direto de uma intervenção feita por Rinaldi Faria, criador da dupla de palhaços Patati Patatá. O empresário, que assumiu um cargo de consultor da cúpula do canal, passou por cima de Mauro Lissoni e Luiz Weber, diretores de Programação e Jornalismo, e ordenou a volta imediata do noticioso — a determinação foi acatada, mas o formato terá ajustes em sua nova fase.
O TV Pop apurou que a ordem dada por Faria virou motivo de pânico nos corredores da emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) ao longo do dia de hoje. Ele não quis sequer ouvir o que os demais executivos da emissora tinham a dizer sobre a mudança na programação, e apenas determinou que todos os setores se mobilizassem para viablizar a volta do SBT News na TV o quanto antes possível. Ele, que também atua como pastor e coach motivacional, ganhou carta branca de Daniela Beyruti para intervir nas produções da emissora, sem nenhum tipo de exceção.
Toda a equipe da versão original do jornalístico da madrugada, com a exceção do apresentador Marcelo Casagrande e de uma editora, foi dispensada na demissão em massa feita pela empresa há pouco mais de uma semana. Agora, o canal corre contra o tempo para tentar achar profissionais que consigam colocar o projeto no ar já a partir da madruada de domingo para segunda-feira (25). A reportagem apurou que a ordem é que os custos sejam mínimos. As câmeras utilizadas no noticioso, por exemplo, serão automatizadas, com o intuito de minimizar os gastos com a técnica.
Há uma grande possibilidade, inclusive, de que a nova versão do SBT News na TV seja produzida no antigo cenário do jornalístico, em um aquário localizado na Redação de Jornalismo — o local, que estava desativado há oito meses, estava abandonado desde que os telejornais da emissora ganharam um novo cenário. Isso mudou no final da tarde desta sexta-feira (22), com a presença de diversas equipes fazendo ajustes para viabilizar a volta de produções naquele local.
Patati Patatá se incomodou com desastre das madrugadas
Rinaldi Faria é a mais nova esperança de Daniela Beyruti para tentar tirar o SBT da maior crise de sua história. O empresário, que oficialmente atua apenas como um consultor de conteúdo, com foco na melhoria dos indicadores financeiros e nos índices de audiência da emissora, tem na prática mais autonomia que todos os outros diretores de núcleo da rede. A sua contratação, revelada no início desta semana, foi descoberta de forma pitoresca pelos diretores de programas: através de uma breve mensagem enviada por WhatsApp.
Desde então, Faria tem dado sinais claros de que não gosta de palhaçadas — apesar de ter enriquecido justamente por conta de uma dupla de palhaços. Ele iniciou um choque de gestão em várias áreas da empresa, sinalizando que todos os departamentos precisam dar resultados que justifiquem seus custos. Nesta sexta, por exemplo, ele basicamente pediu para que a equipe de Jornalismo se virasse para conseguir colocar o SBT News na TV no ar já no início da próxima semana. O empresário não ficou nada feliz com os relatórios de audiência da faixa horária nos últimos dias.
A reportagem do TV Pop apurou que o dono do Patati Patatá estuda promover mais mudanças na programação nas próximas semanas. Por enquanto, ele tenta entender os motivos da queda de audiência generalizada enfrentada pelo SBT ao decorrer do último ano — um estudo de mercado está sendo feito para que o consultor consiga viabilizar um cenário de melhoria para a emissora a curto prazo, já que Daniela Beyruti tem pressa para evitar um início de 2025 ainda mais desastroso para a emissora.
A seguir, confira o comunicado oficial do canal sobre o retorno do SBT News na TV:
A partir do dia 24 de novembro, o telejornal “SBT News” estreia diariamente nas madrugadas. Com um novo pacote gráfico, novo nome e formato, o “SBT News” será apresentado por Marcelo Casagrande e terá um ponto na redação para que um repórter interaja ao vivo com o apresentador, que estará no estúdio da emissora.
“Para nós, jornalistas do SBT, é um privilégio se reconectar com os nossos telespectadores da madrugada. Levaremos ao ar um jornalismo dinâmico, confiável, com as últimas notícias, totalmente ao vivo. Teremos inovações gráficas, de cenário, e novos conteúdos”, afirma o diretor nacional de jornalismo do SBT, Luiz Alberto Weber.
Após um período de reformulação, a atração ganha nova equipe e seguirá com a missão de trazer as notícias mais importantes do momento no Brasil e no mundo, dando prioridade ao factual com relevância jornalística e credibilidade.