Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela Cabocla? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o resumo do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!
Segunda-feira, 2 de dezembro
Capítulo 76
Xexéu revela a Boanerges que Justino vai deixar que Neco concorra à prefeitura em seu lugar e pergunta quanto o coronel lhe oferece para tê-lo ao seu lado. Pepa pergunta a Zuca se ela está apaixonada por Luís. Neco afirma para Mariquinha que vai lutar contra Boanerges e que ele ainda vai lhe pedir que se case com Belinha. Neco diz a Mariquinha que não quer se submeter a Boanerges. Xexéu sugere ao coronel que ele apoie sua candidatura a vereador e afirma que, em troca, pode acabar com os planos de Neco. Boanerges fica indignado com a proposta e expulsa Xexéu. Pepa confessa para Zuca que inventou que estava grávida para descobrir o paradeiro de Luís, deixando-a aliviada. Belinha se arrepende de ter pedido que Neco se aliasse a seu pai. Pepa diz a Bina que nunca esteve grávida e que Luís é mesmo apaixonado por sua filha. Joaquim chega a Pau D’Alho e fica pasmo ao encontrar o advogado beijando Zuca. Luís diz ao pai que pretende se casar com a cabocla. Justino anuncia para os filhos que vai se afastar da política e sugere que Neco fique em seu lugar. Neco diz que vai pensar. Mariquinha fala para o irmão que agora ele pode se unir a Boanerges se quiser. Joaquim diz a Luís que se envergonharia de ter Zuca como nora. Bina ouve e fica muito magoada. O advogado diz ao pai que nada vai fazer com que ele mude de ideia. O Vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco, em vão.
Terça-feira, 3 de dezembro
Capítulo 77
O Vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco, em vão. Joaquim pede a mão de Zuca em casamento em nome de Luís, mas pede que ela vá morar no Rio, junto com eles. Tomé fica satisfeito ao saber que Neco talvez concorra à prefeitura. Zuca concorda em ir para o Rio. Emerenciana diz a Boanerges que pediu que Neco ficasse ao lado dele na disputa política. Bina teme que a filha sofra morando numa cidade grande. Luís percebe que Zuca não está feliz em ir embora e avisa a Joaquim que não vai para o Rio, deixando-o magoado. Tomé tenta dissuadir Tobias de se vingar, mas ele desconversa.
Quarta-feira, 4 de dezembro
Capítulo 78
Tobias pede para conversar com Justino, deixando Mariquinha pasma. Luís pede que Joaquim o entenda. Tobias se oferece para trabalhar para Justino fazendo a segurança de Neco. Joaquim manda Luís não procurá-lo mais, se decidir mesmo ser fazendeiro. Felício vai até a venda de Zaqueu. Boanerges permite que Nastácio comece a fazer serviço de peão ao lado de Tomé. Neco anuncia que vai concorrer à prefeitura no lugar de Justino. Xexéu fica incomodado ao ver que Tobias está trabalhando para Justino. Mariquinha diz a Tobias que está feliz por ele estar ali. Tina e Generosa descobrem que Felício sumiu. Luís garante a Zuca que vai vê-la sempre que puder. Bina alerta a cabocla que ela pode pegar a doença de Luís.
Quinta-feira, 5 de dezembro
Capítulo 79
Zuca diz a Bina que nada vai afastá-la de Luís. Joaquim conta para Pequetita que cortou relações com Luís, mas ela diz que eles vão acabar se acertando. Pequetita fala para o noivo que seus pais estão esperando que ele a peça em casamento, deixando-o assustado. Tobias pensa que poderia gostar de Mariquinha se não fosse apaixonado por Zuca. Boanerges diz a seus aliados que eles precisam se preparar para as eleições. Neco discursa e Xexéu fica assustado com as mudanças que ele promete fazer. Luís leva uma aliança para Zuca, mas ela pede que ele lhe dê quando seus pais estiverem presentes. Belinha descobre que Neco vai concorrer contra seu pai e acha que agora seu namoro acabou. Mariquinha pede que Tobias tenha cuidado com Xexéu.
Sexta-feira, 6 de dezembro
Capítulo 80
Luís pede permissão a Bina e Zé para colocar uma aliança em Zuca. Bina não gosta e vai embora. Luís e Zuca ficam sem saber o que fazer. Zé pede desculpas por sua mulher. Bina diz a Pepa que não consegue confiar em Luís. Tobias conta para a família que está trabalhando para Justino com a esperança de descobrir quem machucou Felício. Justino garante a Xexéu que Neco vai vencer Boanerges. Neco pede que Mariquinha consiga votos entre seus alunos, deixando-a indignada. Tobias fala para Tomé que não vai ficar ao lado de Boanerges, pois ele ajudou Luís. Chico diz ao advogado que duvida muito que o peão tenha esquecido a traição de Zuca. Pequetita sugere a Joaquim que ele pare de se preocupar com Luís e se concentre mais em sua própria vida. Boanerges começa a se preocupar com o sucesso de Neco. Emerenciana aconselha o marido a tirar Neco de seu caminho antes que ele o derrube. Boanerges se preocupa com a possibilidade de Neco derrotá-lo. Ritinha diz a Luís que Tobias vai ficar furioso ao ver Zuca e o advogado de aliança. Neco fala das eleições para os alunos de Mariquinha, deixando-a contrariada. Justino vai visitar Pepa no hotel de Zé, para irritação de Bina. Boanerges não gosta de saber que Neco está brigado com Belinha, mas disfarça. Pepa se declara para Justino. Bina interrompe o coronel e a espanhola quando eles estão prestes a se beijar. Zuca acha graça ao saber que Pepa e Justino estão namorando. Luís conta que vai passar alguns dias no Rio para pegar sua herança. Emerenciana aconselha que o advogado aproveite para pensar se quer mesmo casar com Zuca. Tobias diz a Neco que ele pode pagar caro se ganhar de Boanerges.
Sábado, 7 de dezembro
Capítulo 81
Mariquinha fala para Neco que Boanerges não vai gostar de saber que ele está usando a escola para conseguir votos. Tina beija Tomé, mas sente que ele estava pensando em Rosa e fica magoada. Tobias se sente culpado por ter tratado Mariquinha mal e pede desculpas. Emerenciana diz a Belinha que Neco magoa Boanerges lhe roubando a lealdade do povo. Zé encontra Justino indo para o quarto de Pepa. Zé diz a Justino que aquele é um hotel de família, deixando-o sem graça. Emerenciana garante a Boanerges que ela e Belinha estão do seu lado. Belinha pergunta a Neco se ele ainda a ama. Ele diz que sim, mas avisa que não vai se dobrar a Boanerges. Belinha vai embora magoada. Tina pergunta a Felício quem lhe machucou, mas ele se recusa a dizer. Joaquim pede a mão de Pequetita aos pais dela. Emerenciana teme que Boanerges faça uma besteira para impedir Neco de ganhar a eleição. Luís vê Zuca experimentando o vestido de noiva e a deixa apavorada, pois ela acha que isso é sinal de mau agouro. Boanerges decide distribuir uma carta aberta para todos os moradores da região. Neco lê a carta e diz que Boanerges está apenas fazendo as mesmas promessas de sempre. Xexéu fica incomodado com a presença de Tobias ao lado de Neco. Justino confessa a Xexéu que também não gosta do peão, mas não quer contrariar o filho. Zuca sente um mau pressentimento ao saber que Tobias está trabalhando para Justino e pede que Luís tenha cuidado. Emerenciana diz a Belinha que Neco precisa ter mais cuidado com Boanerges. Belinha se assusta com o jeito de Emerenciana. Luís lê a carta do coronel e diz que ela não está boa. Macário conta para Boanerges que sua mensagem virou motivo de chacota. Boanerges decide reagir e escrever uma outra carta, expondo os pontos fracos da plataforma de Neco. Luís se empolga e decide ajudar o primo. Tobias avisa Tomé que ainda não desistiu de se vingar de Luís e de quem machucou seu pai. Tina pede a Felício que não diga nada a Tomé. Generosa garante a Tomé que Rosa está prestes a voltar. O peão diz que a perdoaria. Mariquinha avisa Neco que o povo está confiando muito nele. Pequetita convence Joaquim a aceitar o casamento de Luís. Boanerges fica feliz ao saber que o advogado e seu pai fizeram as pazes. Belinha fica magoada, pois acha que o coronel se esforçou mais para resolver a situação de Luís do que a sua. Neco manda cartas apaixonadas para Belinha, mas não assina. Belinha sofre por causa dele. Tobias confessa para Neco que quer se vingar de quem bateu em seu pai e de Luís. Boanerges ouve Luís tossindo e teme que a doença dele esteja piorando. Tobias vê o advogado de aliança e sai atrás dele, furioso. Neco segue o peão.
A trama de Cabocla
Adaptação de Benedito Ruy Barbosa baseada no romance de Ribeiro Couto, Cabocla é ambientada em Vila da Mata, um município rural de 1918. A trama principal envolve a rivalidade entre dois coronéis, Boanerges e Justino, que disputam o controle de terras na região. Em meio a essa disputa, surge um romance inesperado entre Zuca, uma jovem cabocla, e Luís Jerônimo, um advogado do Rio de Janeiro que chega à Vila da Mata para tratar sua saúde.
Zuca, descrita por sua mãe como uma jovem inocente e simples, está noiva do peão Tobias, mas sua vida muda quando conhece Luís Jerônimo. Luís é um homem que até então levava uma vida desregrada, dividindo-se entre festas e relacionamentos superficiais na cidade grande. Contudo, ao descobrir que está com tuberculose, ele é enviado pelo pai para o interior, na esperança de se recuperar em um ambiente mais tranquilo.
Na pequena cidade, Luís se hospeda no hotel de Zé da Estação, onde conhece Zuca, filha do proprietário. Encantado pela jovem, Luís começa a mudar seu comportamento, deixando para trás seu estilo de vida anterior. Zuca, por sua vez, sente seu coração balançar, perdendo o interesse pelo noivo e enfrentando a angústia de não compreender completamente seus sentimentos por Luís.
Ao ser enviada para ajudar na fazenda de Emerenciana, Zuca se vê cada vez mais próxima de Luís. O sentimento entre eles cresce, levando Zuca a tomar a difícil decisão de romper seu noivado com Tobias. Decidida a viver esse novo amor, Zuca enfrenta a resistência da sociedade local e os desafios impostos pela rivalidade entre Boanerges e Justino, tornando seu romance com Luís ainda mais complicado.
A edição especial da novela Cabocla vai ao ar de segunda a sábado, às 14h45, após o Jornal Hoje, na Globo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.