A Globo divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2024 e chamou atenção para um crescimento surpreendente no streaming: Globoplay e Premiere Play tiveram um aumento na base de assinantes de 38% e 45%, respectivamente. A líder de audiência teve uma receita líquida de R$ 4,42 bilhões, aumentando em 10% os resultados do mesmo período no ano anterior. De acordo com dados obtidos pelo TV Pop, os eventos esportivos e de entretenimento transmitidos pela empresa, como os Jogos Olímpicos de Paris, o Rock in Rio e a Copa América, também contribuíram para os bons resultados.
No relatório, a emissora divulgou que os Custos e Despesas Operacionais atingiram R$ 4,25 bilhões, um aumento de 17% em relação ao terceiro trimestre de 2023, resultante da transmissão da Olimpíada de Paris. Apesar de o evento trazer lucro, há um impacto de custos para a empresa, registrado durante o período de sua exibição. A alta dos custos gerou uma redução no EBITDA, que são os lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização no 3º trimestre de 2024, ficando 57% abaixo no mesmo período no ano anterior. Por outro lado, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o EBITDA está 50% acima do que o registrado nos primeiros nove meses de 2023.
Record promove onda de demissões e acaba com programa premiado
Filha de Silvio Santos comemora, mas Fofocalizando perde de novo para a Record
A Globo se mostrou otimista em ter um fechamento de ano com resultados acima das expectativas. Segundo Paulo Marinho, diretor-presidente da emissora, são “resultados que refletem a força e a qualidade do nosso conteúdo, sólidas estratégias de distribuição e excelentes resultados publicitários. Tão importante quanto, o compromisso de todos com a disciplina na gestão de custos se destaca como importante impulsionador, permitindo o equilíbrio dos nossos números”.
O executivo encerrou a mensagem com um agradecimento aos colaboradores. “Obrigado a cada um que se dedica e acredita na nossa capacidade de realizar cada vez mais. Sigamos fortes para fechar 2024 com foco no que desejamos e motivados por tudo que ainda vem pela frente”, concluiu.
A seguir, confira a íntegra da mensagem de Paulo Marinho, obtida em primeira mão pela reportagem do TV Pop:
JUNTOS PELO NOSSO RESULTADO
Nossos resultados do terceiro trimestre de 2024Olá,
Mantendo o compromisso de comunicar nossos resultados, compartilho os números do terceiro trimestre de 2024.
Fechamos mais um trimestre com resultados positivos, consolidando nossa estratégia diante de um mercado dinâmico e desafiador. Nosso ecossistema de produtos, plataformas e canais de distribuição, aliado à força do nosso conteúdo, que potencializa as receitas publicitárias, garantiram uma boa performance financeira também no terceiro trimestre de 2024.
Globoplay e Premiere Play mantiveram números expressivos de crescimento em assinaturas no trimestre e registraram, respectivamente, aumento de 38% e 45% em sua base de assinantes, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida do terceiro trimestre atingiu R$ 4,42 bilhões, com crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Este aumento foi impulsionado pelos ganhos de receita publicitária, principalmente devido aos patrocínios na TV aberta, com destaque para grandes eventos como os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Rock in Rio e Copa América, além do crescimento da receita de publicidade digital, em quase todo o portfólio.
Os Custos e Despesas Operacionais atingiram R$ 4,25 bilhões, um aumento de 17% em relação ao terceiro trimestre de 2023, explicado principalmente pelos Jogos Olímpicos que aconteceram em 2024, evento que gera grandes receitas, mas também traz impacto em custos.
A alta dos custos gerou uma redução no EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do trimestre, ficando 57% abaixo do mesmo período no ano anterior. No acumulado do ano até aqui, porém, o EBITDA segue 50% acima do mesmo período de 2023.
Veja os números com mais detalhes:
2024 se aproxima do fim e tudo indica que teremos um ano de bons resultados e fechamento positivo.
Resultados que refletem a força e a qualidade do nosso conteúdo, sólidas estratégias de distribuição e excelentes resultados publicitários. Tão importante quanto, o compromisso de todos com a disciplina na gestão de custos se destaca como importante impulsionador, permitindo o equilíbrio dos nossos números.
Obrigado a cada um que se dedica e acredita na nossa capacidade de realizar cada vez mais.
Sigamos firmes para fechar 2024 com foco no que desejamos e motivados por tudo que ainda vem pela frente.
Paulo Marinho
Diretor-presidente da Globo