Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Daniela Beyruti passa a sacola e quer que funcionários do SBT paguem curso de coach

Filha de Silvio Santos convocou colaboradores para mentoria de Paulo Vieira, mas a emissora deixará de arcar com a totalidade do valor do "curso de desenvolvimento pessoal"

Foto de Daniela Beyruti, presidente do SBT
Daniela Beyruti quer que funcionários paguem para participar de palestra motivacional (foto: Rogério Palatta/SBT)

Compartilhe:

Atualizado em 27/11/2024 – 20:06

A crise financeira enfrentada pelo SBT já atinge até mesmo o coach que fez a cabeça das filhas de Silvio Santos. Menos de duas semanas depois de fazer uma demissão em massa sem precedentes na emissora fundada por seu pai, Daniela Beyruti decidiu convocar os funcionários que restaram na empresa para participar de um evento conduzido por Paulo Vieira, palestrante motivacional e que atua como uma espécie de conselheiro da herdeira. O canal, porém, não arcará mais com a totalidade das despesas da palestra, que passa a ser bancada também pelos colaboradores da rede.

Não é uma novidade que Paulo Vieira ministre eventos aos executivos e demais funcionários da emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024). No entanto, a empresa sempre arcava com todas as despesas relacionadas aos discursos motivacionais do coach. O pedido para que os colaboradores da rede, conhecida justamente por pagar salários abaixo da média do mercado, ajudem com o pagamento de um valor simbólico para participar do simpósio causou indignação nos corredores do SBT depois que a rede disparou os convites por e-mail na tarde desta quarta-feira (27).

O TV Pop apurou que todos os colaboradores, sem nenhum tipo de exceção, receberam o mesmo memorando sobre a maratona de eventos ministrados pelo coach, que dará expediente no canal durante cinco dias consecutivos. Em um deles, Paulo Vieira dirá aos funcionários do SBT como “alcançar novos patamares em suas carreiras e vida pessoais” durante 20 horas consecutivas, entre 10h da manhã de 8 de dezembro e 6h do dia 9 — antes disso, os colaboradores já vão ter frequentado outros eventos exaustivos, com duração de mais de 16 horas.

A presença de Vieira não é mais uma surpresa nos corredores do canal comandado por Daniela Beyruti. A surpresa é uma observação feita no convite: as palestras, que até então eram concedidas gratuitamente aos interessados e eventuais intimados pela cúpula da rede, vão provocar um desconto na folha de pagamento dos colaboradores. O SBT trata o valor imposto aos funcionários, que sequer terão vaga garantida no evento, como um “valor simbólico” — leia a íntegra do memorando no final deste texto.

Foto do coach Paulo Vieira
Paulo Vieira virou presença frequente nos bastidores do SBT (foto: Divulgação)

Quem é o coach sensação da direção do SBT?

Com audiência abaixo das expectativas e a iminência de um prejuízo estimado em R$ 100 milhões, Daniela Beyruti decidiu apelar para o sobrenatural na tentativa de encontrar um caminho para tirar o SBT da crise. Nos últimos meses, a filha de Silvio Santos já apelou para uma corrente de oração capitaneada por um pastor em pleno estúdio do Tá na Hora, demitiu diretores e, por último, contratou o fundador da dupla Patati Patatá como consultor financeiro e analista de audiência. Ninguém, no entanto, ganhou tanto espaço na estrutura organizacional quanto Paulo Vieira.

Daniela e Vieira se conheceram em uma academia em Alphaville, uma das regiões mais caras da Grande São Paulo. Os dois se deram bem, e ela achou de bom tom levar os supostos ensinamentos do coach para os funcionários do SBT. “Ele me chamou para participar do método CIS. Eu fui e achei superlegal. É diferente, quer extrair o melhor das pessoas, tirá-las da zona de conforto. Achei superdiferente, dinâmico, interessante. Coloquei à prova alguns exercícios e vi que funcionam mesmo”, garantiu a executiva em depoimento concedido ao Notícias da TV.

As palestras de Paulo Vieira já eram contestadas por diretores de programas do SBT até quando eram inteiramente gratuitas. Também em entrevista ao Notícias da TV, um executivo da emissora comparou o discurso coach motivacional aos cultos exibidos pela Record na faixa da madrugada. “Ele é uma mistura de pastor evangélico com psicoterapeuta. Eu me senti em um culto da Igreja Universal, daqueles da TV. Ele fala o tempo todo em prosperidade, em ‘acredite, tenha fé’. No fundo, o que ele faz é uma grande pregação”, afirmou a fonte, que teve sua identidade preservada.

A reportagem do TV Pop teve acesso a íntegra do convite enviado para os colaboradores do SBT. Confira:

Prezados,

Convidamos vocês a participarem do Método CIS, uma oportunidade única de vivenciar uma das mais renomadas e transformadoras experiências em desenvolvimento pessoal e profissional do Brasil.

O Método CIS é um programa intensivo de inteligência emocional e coaching, projetado para proporcionar um profundo autoconhecimento e aprimoramento de habilidades, capacitando os participantes a alcançarem novos patamares em suas carreiras e vidas pessoais.

Confira detalhes do evento:
Local: Auditório SBT
Dia 05/12/24 às 14h00 – 1h (madrugada)
Dia 06/12/24 às 10h00 – 1h30min (madrugada)
Dia 07/12/24 às 10h00 – 2h30min (madrugada)
Dia 08/12/24 às 10h00 – 09/12/24 às 6h (manhã)

Embora o SBT esteja custeando a maior parte do treinamento, cobraremos o valor simbólico de inscrição de R$ 50,00, que será descontado em folha.

Os custos de alimentação serão por conta do participante. O deslocamento o SBT dará suporte para o retorno para casa.

A inscrição não garante vaga. Será realizado um sorteio de 70 vagas e será divulgado os contemplados na sexta-feira, 29/11.

Não perca essa oportunidade!

Depois da publicação deste texto, a assessoria de imprensa do SBT enviou o seguinte posicionamento. “O SBT informa que o curso, absolutamente voluntário, faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pelo time de Recursos Humanos voltadas ao desenvolvimento dos nossos colaboradores – quase em sua totalidade, oferecidos de forma gratuita. Neste caso, há um valor simbólico a ser custeado pelos interessados, prática que ocorre em empresas de diversos segmentos”, afirmou o departamento.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.