A Globo exibirá no Domingo Maior de hoje (01) o filme O Relatório. Lançado em 2019, o longa é protagonizado por Adam Driver, Annette Bening, Jon Hamm, Ted Levine. O longa foi dirigido por Scott Z. Burns. A produção vai ao ar por volta das 0h40, pelo horário de Brasília.
No início de 2009, tendo passado apenas dois anos investigando a destruição de fitas de vídeo de interrogatórios da CIA em 2005, Daniel J. Jones, um funcionário do Senado, é selecionado pela Senadora Dianne Feinstein para liderar uma revisão de seis milhões de páginas de materiais da CIA relacionados ao uso de técnicas de interrogatório aprimoradas (EITs) pela Agência. Jones e sua pequena equipe de seis pessoas começam a trabalhar em uma instalação de informações compartimentadas sensíveis em um local secreto da CIA na Virgínia.
Conforme Jones começa seu trabalho, a narrativa muda de volta para os ataques de 11 de setembro de 2001, com funcionários da CIA no Centro Contraterrorista (CTC), incluindo Bernadette e Gretchen, assistindo ansiosamente a vídeos ao vivo dos ataques. Na sede da CIA, alguns dias depois, o DCI George Tenet relata sua reunião em Camp David com o presidente George W. Bush e o diretor do CTC, Cofer Black. John Rizzo , o consultor jurídico da CIA, relata que o presidente deu à CIA poderes para “capturar e deter suspeitos de terrorismo”. No ano seguinte, os psicólogos de inteligência Bruce Jessen e James Elmer Mitchell são contratados para instruir a CIA em EITs.
Embora ele perca metade de sua equipe depois que o Departamento de Justiça (DOJ) começa sua própria investigação da CIA e a CIA decide permitir que apenas seu pessoal fale com o DOJ, Jones continua sua investigação com sua equipe restante: April e Julian. Jones se encontra com o agente do FBI Ali Soufan e aprende mais sobre o programa de interrogatório da CIA, particularmente em relação a Abu Zubaydah.