Quase seis meses depois de ter sido contratada, Eliana finalmente fez a sua estreia oficial como apresentadora da Globo. Inicialmente escanteada para um quadro no Fantástico e para o elenco de um programa em um dos canais por assinatura do conglomerado, a antiga estrela do SBT debutou no quadro da principal emissora do país a frente do Vem Que Tem na Globo, tradicional atração com ofertas da Black Friday. A sua chegada, no entanto, parece não ter empolgado o público: o programa, que conta com edições anuais há três anos, registrou o pior desempenho de sua história.
De acordo com os números consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a atração comandada pela loira e pelo comediante Paulo Vieira derrubou os índices do horário nobre da Globo. Exibido entre 22h33 e 0h24, o Vem Que Tem na Globo registrou apenas 10,4 pontos de média, apenas um décimo a mais que o obtido pelas plataformas de vídeo sob demanda. Na comparação com as quatro quintas anteriores, a audiência foi quase a mesma — a queda foi de quatro décimos, o equivalente a uma RedeTV!.
Mesmo com desempenho abaixo das expectativas, Eliana ainda conseguiu ter mais telespectadores que a soma de suas antigas empregadoras: juntas, Record e SBT marcaram 9,9 no embate com a atração conduzida pela comunicaora. A primeira, com os minutos finais da novela Gênesis, a noite de eliminação de A Fazenda 16 e a série Chicago Fire, ficou na vice-liderança, com 5,5 pontos. O canal fundado por Silvio Santos (1930-2024) pontuou 4,4 com o Programa do Ratinho e A Praça é Nossa. A Band, com o Perrengue do Dia e o MasterChef Confeitaria, anotou apenas 1,5.
Ao longo das quase duas horas em que estiveram no ar, a loira e Paulo Vieira — que tem conquistado boa audiência nas noites de quarta, com o Avisa Lá Que Eu Vou — não conseguiram prender a atenção dos telespectadores que passaram pelo Vem Que Tem na Globo. Em seu primeiro minuto de exibição, o programa de ofertas tinha 20 pontos na principal metrópole do país. Em seu final, apenas 7 pontos assistiam a atração. Ou seja: quase 2,5 milhões de pessoas, considerando apenas a principal metrópole do país, desistiram do formato ao longo de sua exibição, algo pouco usual.
Eliana teve pior audiência da história do Vem Que Tem
O Vem Que Tem na Globo nunca foi um fenômeno de audiência propriamente dito: programa enche os cofres da emissora em um momento de pouco investimento do mercado publicitário, que costuma chegar ao último trimestre com orçamento comprometido pelas campanhas produzidas ao longo do ano, mas tem histórico de espantar os telespectadores da emissora — mas os índices nunca foram tão baixos quantos os obtidos nesta quinta (28). Naturalmente desinteressante, o projeto acabou afetado pelo fracasso de Mania de Você, novela que o antecedeu na programação.
Em 2022, comandado por Fábio Porchat e Juliana Paes, o primeiro ano do televendas da Globo conquistou uma média de 13,5 pontos. Foi um bom desempenho, tendo em vista os números que Travessia teve naquela noite — 22,6 pontos de média, o que indica que o especial foi responsável por uma quebra de 40% nos índices da emissora. Em 2023, Juliana Paes foi substituída e acabou trocada por Taís Araújo. Naquele ano, a rejeição dos telespectadores ao projeto ficou escancarada: foram 11,9 pontos de média, mesmo com Terra e Paixão tendo registrado uma média de 28,6.
Desta vez, a Globo tentou revitalizar o formato com a chegada de Eliana e Paulo Vieira: a dupla até conseguiu ser menos rejeitada que a do ano anterior, tendo perdido 50% do público da novela das nove, contra 58% de 2023, mas não escapou do recorde negativo histórico do programa. É importante ressaltar, porém, que Mania de Você também teve os piores números dos três folhetins que antecederam o projeto, com média de 21,0 pontos.