Palomma Duarte está na novela Garota do Momento como a cantora Lígia. A trama, ambientada em 1958, retrata a escolha da personagem em seguir seus sonhos musicais, desafiando a desaprovação de sua família conservadora. Para o papel, a artista precisou enfrentar alguns desafios pessoais.
A atriz tinha um trauma relacionado à sua voz, o que exigiu aulas intensivas de canto. Inicialmente, quando recebeu o convite para o papel, sua resposta foi um “não”. No entanto, Alessandra Poggi, autora da novela, conseguiu convencê-la a reconsiderar. “Eu chorei, chorei bastante. Acho que estava saindo ali muitas décadas de repressão, de timidez, talvez de baixa autoestima”, revelou a atriz.
“Eu não canto nem no chuveiro. Eu não canto ‘parabéns pra você’ em festa de criança. Eu não canto, eu só mexo a boca”, detalhou. “Quando amadurecemos, a gente fala: ‘não fiz isso até hoje, deixa eu tentar dar uma melhorada'”, contou Palomma Duarte em conversa com o UOL.
Palomma Duarte, que não se considera uma cantora profissional, está comprometida em trazer autenticidade à personagem. “Eu tenho, hoje, se não me engano, 12 canções gravadas. Acho que tinha que ter, tinha que fazer o Spotify da Lígia. Elas [as fãs] pedem muito”, brincou.
A personagem de Palomma Duarte na novela da Globo abandonou a família quando os filhos, Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (João Vitor Silva) e Celeste (Debora Ozório), ainda eram crianças para trabalhar como cantora. Não era feliz no papel de mãe de família. Foi engolida pela obrigação social que a época impunha às mulheres, que deveriam se casar e ter filhos. Saiu de casa sem exigir nada de Raimundo (Danton Mello), e nunca mais pisou no apartamento por ordem dele, que fez questão de afastá-la dos filhos. É irmã de Teresa (Maria Eduarda de Carvalho).