Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela Tieta? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão os resumos do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!
Segunda-feira, 23 de dezembro
Capítulo 16
Tonha diz que vai continuar usando a roupa que ganhou de Tieta, Zé Esteves rasga a roupa e Tieta discute com ele. Carol não vai à quermesse. Todos reparam na minissaia de Leonora. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora. Osnar dança com Tieta. Com outra roupa, Leonora vai até a prefeitura falar com Ascânio. Carmosina fica bêbada, briga com Osnar, rasga a sua blusa e o chama de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali. Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou e acha melhor que a amizade deles termine. Carmosina revela para Tieta que é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino, mas ele acaba esquecendo de levar. Osnar fica chateado e pede para os amigos não falarem mais do que aconteceu com Carmosina. O padre recebe o dinheiro da quermesse, mas não é suficiente para a compra do turíbulo. Osnar abre o coração para Carol e diz que se sente um canalha. Marcolino se dá conta de que esqueceu o pacote na casa de dona Milu e vai buscar. Na volta, ele passa pela Mulher de Branco, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não voltou para casa. Ricardo vai ajudar Jairo na busca. Marcolino ouve um barulho, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.
Terça-feira, 24 de dezembro
Capítulo 17
Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Ricardo pede para ela esperar em casa. Osnar e Amintas se juntam na busca por Carmosina. Eles escutam gemidos e encontram Marcolino caído no chão, desnorteado. Carmosina chega em casa. Marcolino diz que foi atacado pela “Mulher de Branco”, mas se recusa a contar o que ela fez. Osnar pede para conversar com Carmosina, mas ela pede um tempo porque ainda está constrangida. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Letícia visita Carol e Modesto se esconde no armário. Osnar pergunta para Carmosina se ela tem alguma mágoa dele. Tieta e Ricardo vão entregar o turíbulo ao padre.
Quarta-feira, 25 de dezembro
Capítulo 18
O padre agradece a Tieta. Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta diz a Carmosina que ela devia se declarar para Osnar. Modesto fica nervoso pensando no que a filha queria contar para a Carol. Perpétua examina o Turíbulo para ver se é de prata mesmo. Modesto e o coronel conversam sobre como Tieta está ficando famosa no Agreste. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas meninas à mesa, incluindo Imaculada. Ascânio fala com Tieta sobre suas ideias de mudanças para a cidade. Zé Esteves fala para Timóteo que vai pegar um empréstimo com Tieta e o cunhado diz que vai oferecer sociedade para ela no armarinho. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Tieta pede que Ricardo passe um creme nas suas costas. Ela se vira de repente e os dois quase se beijam. Tieta fala que é melhor Ricardo ir dormir. Ela confessa para Leonora o que sente pelo sobrinho. Ricardo diz a Perpétua que vai voltar imediatamente para o seminário e Tieta escuta. Perpétua pede que Tieta fale com Ricardo, mas ela se nega. Pirica diz a Dário e Laura que os pescadores do Mangue Seco viram um disco voador. Tieta vai no quarto de Ricardo se despedir. Leonora e Ascânio se encontram na rua, mas não se falam. Tieta entrega a Modesto o sinal para a compra do terreno dele em Mangue Seco. Zuleika diz a Osnar para convocar todos os homens da cidade para uma noite em seu cabaré. Perpétua pede para Ricardo não viajar. Ele volta para casa e diz a Tieta que resolveu ficar.
Quinta-feira, 26 de dezembro
Capítulo 19
Ricardo diz a Tieta que voltou para ajudar na construção da casa. Perpétua conta a Cinira e Amorzinho que sua ideia é que Ricardo se torne herdeiro de Tieta. Elisa revela a Timóteo que quer ir para São Paulo com Tieta. Carmosina diz à mãe que não vai entregar para Ascânio a carta que chegou para Helena. Tieta dá uma roupa nova para Ricardo. Bafo de Bode vê um ser esquisito na praia. Tieta, Leonora e Ricardo vão ao jantar na casa do coronel. Ele chama Imaculada para o jantar, mas ela se recusa a ir. O coronel tenta obrigar Imaculada a ir ao jantar. Ela começa a gritar e Tieta a socorre. Leonora ignora Ascânio durante o jantar. Tieta diz que vai contar o verdadeiro motivo de sua volta a Santana do Agreste. Zé Esteves dá dinheiro a Tonha para ela comprar tecido para fazer um vestido. Tieta inventa uma desculpa e não revela o motivo de sua volta. Osnar beija Carol, que lhe diz que eles só podem ser amigos. Depois do jantar, o coronel vai ao quarto de Imaculada para conversar. Dário e Laura encontram um homem dormindo na cama deles.
Sexta-feira, 27 de dezembro
Capítulo 20
Dário descobre que o homem na sua cama é Bafo de Bode. Tieta deixa cair o cinto de seu robe e Ricardo se abaixa para pegá-lo. Os dois se olham e Cosme chega. Bafo de Bode diz a Dário e Laura que os marcianos queriam pegá-lo. Tieta confessa a Leonora que está com medo de ferir Ricardo. Timóteo diz a Zé Esteves que vai oferecer a sociedade da loja a Tieta. Zé Esteves corre para chegar na casa de Tieta antes de Timóteo e pede que a filha compre as cabras que ele vendeu. Laura e Dário mostram as marcas na areia aos moradores do Mangue Seco e ela diz que são iguais às que viu. Tieta diz ao pai que não entende o motivo de ele estar na miséria e se recusa a comprar as cabras. Zé Esteves passa mal. Dário convoca todos para uma reunião. Ricardo diz a Zé Esteves que vai procurar Tieta para esclarecer o que houve. Na reunião, Marcolino afirma que viu marcas na areia que não podem ser de humanos. Tieta conta a Carmosina que tem um plano para unir Leonora e Ascânio. Zé Esteves pede a Tonha para falar com Tieta. Modesto vai à casa de Carol e leva uma corda para amarrá-la no pé da mesa. Ricardo diz a Tieta que ela agiu mal com o pai.
Qual a história de Tieta?
Na fictícia Santana do Agreste, a novela Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, acompanha o retorno de Tieta (Claudia Ohana) à sua cidade natal após 25 anos de exílio. Expulsa ainda jovem pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), e vítima das intrigas da irmã Perpétua (Adriana Canabrava), Tieta fugiu para São Paulo, onde se tornou rica e independente. De volta ao Nordeste, agora interpretada por Betty Faria, ela surpreende a todos ao interromper uma missa em sua memória, desafiando o conservadorismo local.
Sua presença impacta a rotina da pequena cidade, especialmente ao se envolver com Ricardo (Cássio Gabus Mendes), seu sobrinho e seminarista, filho da amargurada Perpétua (agora Joana Fomm). Enquanto antigos críticos agora a cortejam por sua fortuna, Tieta também se envolve em discussões sobre o futuro de Santana do Agreste, dividida entre a promessa de progresso trazida por uma fábrica de dióxido de titânio e os impactos ambientais que ameaçam a região.
Ao lado de Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), um idealista que retorna à cidade para modernizá-la, Tieta lidera mudanças em Santana do Agreste. Juntos, eles enfrentam resistências e transformam o cotidiano dos moradores, rompendo com o marasmo e os valores ultrapassados que marcaram o passado da cidade.
Em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Tieta vai ao ar de segunda a sexta, após a Sessão da Tarde, na Globo.
Os resumos dos capítulos da novela Tieta são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.