Autora de Garota do Momento, Alessandra Poggi começará a abordar um romance homossexual nos próximos capítulos da novela. Guto (Pedro Goifman) se apaixonará por outro rapaz, mas a ideia é que a aproximação entre os dois aconteça de forma bem sutil, a fim de não ter seu desenvolvimento prejudicado. A escritora da trama teme que sua criação seja alvo de censura da alta cúpula da Globo, que tem promovido uma série de cortes em suas produções para evitar tocar em temas que possam ser considerados polêmicos.
De acordo com a coluna de Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, a escritora pretende criar o romance de forma bem sensível, e que não afasta o telespectador mais conservador de frente da televisão. A novela das 18h possui audiência satisfatória e boa aceitação do público, por isso a torcida é que não aconteça nada que possa atrapalhar o sucesso da produção.
Joel Datena vira a mesa e dá cadeirada em José Luiz Datena no sétimo dia de tiroteio familiar
Atriz de Chiquititas entrega que ficou de fora de especial por ensaio sensual
Nos próximos capítulos de Garota do Momento, Guto se encantará por um rapaz chamado Vinícius (Elvis Vittorio), um rapaz pobre que será flagrado por Ulisses (Ícaro Silva) catando comida no lixo. O empresário se sensibilizará com a situação e oferecerá um emprego ao jovem. No boliche, Guto conhecerá Vinícius. O namorado de Eugênia (Klara Castanha) jogará uma bola sem perceber que o novo funcionário está colocando peças no lugar e acabará o machucando.
Ao pedir desculpas pelo acidente, Guto se encantará pelo rapaz e os dois ficarão tocados pelo encontro. A autora planeja criar um romance a partir disso, de forma bem sutil. O filho de Nelson (Felipe Abib) até voltará a namorar Eugênia em breve, mas encerrará ao relacionamento por não conseguir sentir atração pela jovem.
A Globo tem promovido uma série de censuras em suas novelas, principalmente no que diz respeito a cenas de diversidade. Vai na Fé (2023) sofreu com cortes em cenas de romance entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), inclusive de um beijo que as duas deram durante uma cena de descoberta. Mais recentemente, Rodrigo Fagundes lamentou a censura de uma cena de Gigi em Volta por Cima, atual trama das 19h, em que o personagem sugeria um trisal com Chico (Amaury Lorenzo) e Roxelle (Isadora Cruz). A cena apareceu na chamado do capítulo no dia anterior, mas não foi ao ar. O ator usou as redes sociais para reclamar de “censura e homofobia”. Existe a possibilidade o mesmo acontecer em Garota do Momento nas cenas envolvendo Guto e Vinícius.