Criticada por censurar a abertura original de Tieta (1989), a TV Globo precisou também corrigir um erro grave cometido na introdução que criou para a reprise no Vale a Pena Ver de Novo. A emissora reduziu a abertura a três cenas, uma com os créditos mostrando os autores e o romance no qual a novela é inspirada, uma segunda com todos os atores condensados em apenas uma tela, e uma última com o nome dos diretores. O problema é que o nome de Cassio Gabus Mendes, um dos artistas principais da história, acabou ficando de fora no primeiro dia.
O erro foi corrigido já na terça-feira (17), e o ator passou a figurar a lista do elenco. A nova abertura tem apenas 16 segundos de duração e mostra poucas imagens da atriz Isadora Ribeiro, que posou completamente nua para a introdução da novela em sua exibição original. Como seus seios ficam à mostra, o canal carioca optou por cortar a maioria das cenas na reprise, exibida em um horário vespertino, com muitas restrições relacionadas à faixa etária.
Joel Datena vira a mesa e dá cadeirada em José Luiz Datena no sétimo dia de tiroteio familiar
Atriz de Chiquititas entrega que ficou de fora de especial por ensaio sensual
Desde a edição de segunda (16), quando a abertura adaptada foi ao ar pela primeira vez, o público tem reagido de forma feroz nas redes sociais contra os cortes feitos nas cenas de Isadora Ribeiro. “No mínimo, mas bem no mínimo mesmo, é falta de respeito com o elenco, com a Isadora Ribeiro, com o trabalho do Hans Donner e, obviamente, com o telespectador. Se a abertura de Mulheres de Areia [1995] foi reeditada e exibida, por que não fazer igual com a de Tieta?”, disparou o internauta Anderson Lsp. “Que maneira ridícula de colocar os créditos”, opinou Renan.
O próprio Sindicato de Atores e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ) lamentou a forma em que os atores são listados na abertura do Vale a Pena Ver de Novo para Tieta. “Estão burlando a respeitabilidade do ator. A única coisa que o ator tem é o nome”, afirmou Hugo Gross, presidente do Sindicato, ao portal Na Telinha.