VALE A PENA VER DE NOVO

Tieta: Resumo dos capítulos de 30 de dezembro a 3 de janeiro

Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a novela é exibida de segunda a sexta, depois da Sessão da Tarde, na Globo

Logo da novela Tieta, da Globo
Tieta: saiba o resumo semanal da novela da Globo (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela Tieta? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão os resumos do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 30 de dezembro
Capítulo 21
Tieta briga com Ricardo e fala para ele não lhe dar lição de moral. Modesto amarra Carol no pé da mesa. Dário diz a Ascânio que o progresso não vai ser bom para a cidade. Ele não concorda e leva os papéis do complexo turístico para Tieta. Ricardo ameaça bater em Cosme. Tieta convida Ascânio para ir à praia com ela e Leonora. Dois homens chegam à cidade procurando por Tieta e Amintas os leva até a casa de Perpétua. Ascânio e Leonora discutem na praia. Tieta vai se encontrar com os homens e eles lhe dizem que vieram atender ao seu pedido de fornecer energia elétrica para a cidade. Ascânio tenta agradecer Leonora pela chegada da luz elétrica, mas ela o trata mal. Dário discute com Ascânio sobre os prejuízos que a hidrelétrica vai trazer. Os homens da hidrelétrica se hospedam na pensão de Milu. Elisa diz a Timóteo que ele não quer a sua felicidade. Perpétua pergunta a Tieta se está chateada por causa da sua briga com Ricardo. Depois pede a Ricardo para falar com a tia e ele fica indeciso. Osnar vai à casa de Carol, mas ela não o deixa entrar. Ascânio diz a Osnar que não vai pedir desculpas a Leonora, mas depois a procura.

Terça-feira, 31 de dezembro
Capítulo 22
Ascânio e Leonora discutem e ele sai furioso. Tieta fala para Leonora que tudo bem se ela quiser se divertir com Ascânio, mas não pode levar a sério. Dário diz a Laura que não poderá continuar sua busca se a luz chegar. Amintas mente para Chalita sobre o motivo de Amorzinho ter ido na sua loja. Dário vai conhecer os homens da hidrelétrica e fala que fará tudo o que puder contra. Tonha fala para Tieta que ela magoou Zé Esteves. Ricardo e Tieta se encontram, mas não se falam. Tieta chama Tonha e Zé Esteves para conversar.

Quarta-feira, 1º de janeiro
Capítulo 23
Tieta diz ao pai que vai comprar uma casa para ele e Tonha. Carmosina acredita que esse ato tem a ver com a vingança de Tieta. Osnar arromba a porta da casa de Carol e a vê amarrada à mesa. O coronel chama Imaculada para a primeira lição. Tieta pede a Ricardo para conversar. Ele não quer, mas ela o segura. Perpétua chega e pergunta o que está acontecendo. Tieta diz a Perpétua que só quer falar com Ricardo, e ela sugere que os dois conversem no quarto. Osnar fala que vai bater em Modesto, mas Carol implora que ele a esqueça e lhe dá um tapa. Ele tenta soltar a moça, ela o impede e conta a Osnar que tem um filho. Imaculada fala de Arturzinho e o coronel passa mal. Tieta pede que Ricardo a perdoe e os dois fazem as pazes. O coronel relembra a última vez que viu seu filho e chora. Osnar conserta a porta de Carol e promete que Modesto vai pagar pelo que lhe fez. Ascânio acha estranho Helena não ter enviado a confirmação da audiência do divórcio. A Mulher de Branco passa por Ascânio, mas ele não percebe. Carol pede a permissão de Modesto para voltar para Salvador e ficar mais perto do filho. Perpétua flagra Amorzinho falando com Amintas e a moça desmaia. Dário vai até a casa do coronel, mas ele não quer receber ninguém. Tieta diz para Ascânio que gostou das ideias para o complexo turístico, mas ainda quer refletir sobre o assunto. Ela chama Ascânio para o jantar na casa de Dário. Ricardo está quase saindo para ir à casa de Dário com Tieta, quando o padre chega e lhe pede para ir com ele dar uma extrema-unção. Ricardo diz que vai.

Quinta-feira, 2 de janeiro
Capítulo 24
Tieta fica decepcionada porque Ricardo não vai com ela à Mangue Seco. Elisa diz para a mãe que queria ter a coragem de Helena para largar tudo. O coronel continua triste e querendo ficar sozinho. Tieta, Leonora e Ascânio chegam à casa de Dário. Marcolino diz a Modesto que está pesquisando quem esteve no cartório perguntando sobre a família Antunes. Aída e Juracy querem marcar um bingo no sábado, sem saber que será o dia do evento beneficente de Zuleika. Tieta finge passar mal e manda Ascânio e Leonora passearem sozinhos. Eles vão para uma ilha e se reconciliam. Amintas começa a abraçar Amorzinho e ela sai correndo de sua loja. Ascânio diz a Leonora que não quer ser só seu amigo. Ricardo chega em casa e Perpétua pede para ele ir se encontrar com Tieta. Ele chega à casa de Dário e Tieta se alegra. A maré sobe e Ascânio e Leonora não podem sair da ilha onde estão. Helena volta para Santana do Agreste.

Sexta-feira, 3 de janeiro
Capítulo 25
Helena espera por Ascânio na prefeitura durante o dia, mas Leôncio tem que fechar e ela vai para a praça. O coronel, ainda abalado com o que Imaculada falou, se recusa a comer. Leonora e Ascânio percebem que Tieta armou um plano para os dois passarem a noite sozinhos, mas acham a ideia boa. Elisa chama Helena para dormir na sua casa. Timóteo fica com raiva. Tieta e Ricardo ficam vendo a lua juntos de mãos dadas. Elisa pergunta para Helena como ficou a vida dela depois da separação, mas Timóteo interrompe a conversa. O dia amanhece e Helena vai esperar por Ascânio no ancoradouro. Ascânio e Leonora saem da ilha e voltam para a casa de Dário. Todos chegam ao ancoradouro e Ascânio vê Helena. Helena pede para conversar com Ascânio num lugar tranquilo. Leonora fica com raiva do retorno de Helena. Ascânio leva Helena até a pensão de Milu. Helena diz a Ascânio que se arrependeu e pede que ele lhe dê uma nova chance. Ele a leva para sua casa, mas lhe diz que terá que esperar até ele se decidir. Tieta conta a Leonora que Helena está na casa de Ascânio e lembra que ela e Ascânio não podem ter nada sério, pois logo terá que voltar para São Paulo. Elisa leva Leonora para conversar com Helena.

Qual a história de Tieta?

Na fictícia Santana do Agreste, a novela Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, acompanha o retorno de Tieta (Claudia Ohana) à sua cidade natal após 25 anos de exílio. Expulsa ainda jovem pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), e vítima das intrigas da irmã Perpétua (Adriana Canabrava), Tieta fugiu para São Paulo, onde se tornou rica e independente. De volta ao Nordeste, agora interpretada por Betty Faria, ela surpreende a todos ao interromper uma missa em sua memória, desafiando o conservadorismo local.

Sua presença impacta a rotina da pequena cidade, especialmente ao se envolver com Ricardo (Cássio Gabus Mendes), seu sobrinho e seminarista, filho da amargurada Perpétua (agora Joana Fomm). Enquanto antigos críticos agora a cortejam por sua fortuna, Tieta também se envolve em discussões sobre o futuro de Santana do Agreste, dividida entre a promessa de progresso trazida por uma fábrica de dióxido de titânio e os impactos ambientais que ameaçam a região.

Ao lado de Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), um idealista que retorna à cidade para modernizá-la, Tieta lidera mudanças em Santana do Agreste. Juntos, eles enfrentam resistências e transformam o cotidiano dos moradores, rompendo com o marasmo e os valores ultrapassados que marcaram o passado da cidade.

Em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Tieta vai ao ar de segunda a sexta, após a Sessão da Tarde, na Globo.

Os resumos dos capítulos da novela Tieta são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.