A Globo exibirá no Corujão deste sábado (28) o filme O Debate. Lançado em 2022, o longa-metragem é estrelado por Débora Bloch e Paulo Betti. A direção da produção foi feita por Caio Blat. A produção do Corujão começa depois da reapresentação de Volta por Cima.
O filme conta a história depois de quase duas décadas de casamento, Paula (Débora Bloch) e Marcos (Paulo Betti) se separam. Ele é editor-chefe de um telejornal, enquanto ela o apresenta. Possuem opiniões divergentes, mas continuam amigos e parceiros de trabalho. Mas apesar disso, o relacionamento amistoso entre eles não impede que possuam visões diferentes sobre como devem conduzir a edição dos melhores momentos do debate que o telejornal irá exibir – e que pode interferir na escolha de centenas de milhares de eleitores indecisos.
Segundo o site Papo de Cinema, o filme “o debate perde um pouco de força ao simplificar tópicos e investir em viradas abruptas demais. E as principais dessas “cessões repentinas” à razão do outro se referem ao personagem Paulo. Em dois momentos ele adere à opinião da ex-esposa, supostamente permitindo um consenso. Na primeira delas, suas convicções a respeito da não veiculação de uma reportagem sobre o aborto caem subitamente com a chegada da informação que obscurece hesitações como num passe de mágica”.
“Aliás, até a inicial objeção soa forçada, levando em consideração que estamos diante de um homem de perspectiva mais alinhada ao progressismo. Na segunda dessas “cessões repentinas”, ele praticamente joga todo o seu discurso anterior no lixo ao tomar uma iniciativa intempestiva para defender o que considera correto. E aí a personagem feminina se veste com a armadura da suposta sensatez, numa inversão esquemática”.