CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Drogas e violência: Chaves e Chapolin viram alvos do Ministério da Justiça no SBT

Seriados mexicanos foram recomendados para público com certa faixa etária

Montagem de fotos dos personagens Chaves e Chapolin
Chaves e Chapolin ganharam novas classificações indicativas (Foto: Divulgação/SBT)

Compartilhe:

Os seriados Chaves e Chapolin viraram alvos do Ministério da Justiça em seu retorno ao SBT. As produções mexicanas receberam uma nova classificação indicativa para sua transmissão em TV aberta por conterem cenas com drogas lícitas e até mesmo violência. O órgão do Governo Federal já fez a nova determinação, que foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União.

Chaves passou a ser recomendado para pessoas maiores de 10 anos, por conter “drogas lícitas e violência fantasiosa”. Chapolin, por sua vez, não é indicado para menores de 12 anos, por conter “drogas lícitas e violência”, sendo indicado a ir ao ar depois das 20h. A emissora de Silvio Santos (1930-2024) tem transmitido a segunda produção na faixa das 22h, enquanto as aventuras da vila mais engraçada do México tem ido ao ar na faixa das 20h45. A classificação indicativa é determinada pelo Ministério de Justiça, mas as mudanças de horário são apenas sugestões do órgão às emissoras.

Produzido há 51 anos, Chaves tritura programas nacionais e vira maior audiência do SBT
Diogo Nogueira avalia namoro com Paolla Oliveira como transformador: “Reviravolta”

Tanto Chaves quanto Chapolin passaram mais de quatro anos fora do ar em todo o mundo devido a problemas de direitos autorais com os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), responsável por criar os seriados. Em dezembro, as produções mexicanas retornaram à grade de programação do SBT, responsável por sua popularização em todo o país há exatos 40 anos.

Graças à retomada da exibição das séries, a emissora paulista tem garantido sucesso de audiência em pleno horário nobre. O TV Pop apurou que a exibição de Chaves garantiu a melhor audiência do dia no canal na última quinta-feira (26), com 4,9 pontos de média na Grande São Paulo, superando o Programa do Ratinho e A Praça é Nossa. Chapolin marcou 4,0 pontos de média, superando A Caverna Encantada, atual novela inédita do SBT, com 3,9.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.