Depois de anunciar a exibição da Copa do Nordeste no Premiere, a Globo informou que por conta de questões contratuais, não irá transmitir as partidas da primeira rodada da fase preliminar da competição, que teve início neste sábado (4). Em nota, o canal afirmou que foi surpreendido com o imbróglio contratual envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, e a Trinta Sports, empresa com qual a emissora negociou os direitos.
“A Globo foi surpreendida no final de dezembro com a informação de que problemas na relação entre CBF e Trinta Sports impedirão a transmissão da Copa do Nordeste no Premiere, já que adquiriu da Trinta Sports a capacidade de exibição do torneio na forma de sublicenciamento de direitos que a empresa garantiu ter com a CBF”, anunciou a emissora, que ainda aguarda uma solução entre as partes.
“A Globo lamenta que existam dificuldades para o cumprimento de contratos assinados e reforça a expectativa de que todos os envolvidos busquem as soluções necessárias para viabilizar a transmissão nacional dos jogos de competição regional querida pelos torcedores e fãs de futebol em todo o país”, acrescentou o canal. A Trinta Sports sublicenciou os direitos de exibição do torneio à Globo, mas não poderia fazer isso, já que o contrato com a CBF impede que ela negocie os diretos de transmissão para outras empresa.
Para exibir a Copa do Nordeste, a emissora teria que negociar diretamente com a entidade máxima do futebol no Brasil, que já tem um acordo com o SBT. Vale lembrar que essa a é a terceira vez a Globo passa vergonha ao anunciar um produto e ficar impedida de exibir na sequência. No ano passado, a emissora confirmou que iria exibir o Festival de Parintins, com direito a reportagem no Jornal Nacional. No entanto, foi impedida pela TV A Crítica, que tem os direitos do evento há vários anos.
No UpFront, evento direcionado ao mercado publicitário produzido em outubro pela emissora, a Globo também deu a entender que a Fórmula 1 estaria retornando ao cardápio esportivo da rede neste ano, ressaltando a informação no Mais Você no dia seguinte. A emissora foi desmentida poucos dias depois pela Band, que continuará transmitido a modalidade até o final de 2025.