Depois de quase três meses longe dos estúdios, o jornalista João Salgado retornou a apresentação com um desempenho notável. Ele estreou hoje (11) como titular do Balanço Geral – Edição de Sábado, da RICTV Record de Curitiba, e conquistou resultados expressivos na audiência, superando com folga sua antiga emissora: a Rede Massa, afiliada do SBT. Em alguns momentos, ele teve mais que o triplo de telespectadores da sua antiga empregadora — às 12h33, por exemplo, o jornalístico marcava 6 pontos, contra apenas 1,8 da TV de Ratinho.
Dados obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado revelam que a lei do ex, muito conhecida no futebol — quando um jogador, depois de sair de um time, marca gols contra ela pela nova equipe — também se aplicou na TV. O Balanço Geral de Sábado registrou 4,7 pontos de média na Grande Curitiba, enquanto o Tribuna da Massa e o programa Destaque, exibidos pela Rede Massa na mesma faixa, ficaram com 2,4 pontos — quase menos da metade.
A estreia é vista como um passo estratégico para a RIC recuperar a vice-liderança em todas as faixas horárias, com foco especial na programação local. João Salgado, ex-âncora da Globo no Paraná e da Rede Massa, é uma das principais apostas da afiliada da Record. Durante sua passagem pela Rede Massa, ele se destacou a frente de telejornais como o Primeiro Impacto Paraná, tirado do ar no final de setembro, e o Tribuna da Massa, exibido na faixa do meio-dia.
O jornalista, que também trabalhou na RPC, parceira da Globo, optou por trocar a emissora de Ratinho pela RIC Record no final do ano passado em busca de novos desafios e um papel de maior protagonismo. Sua estreia na RIC foi acompanhada de uma cobertura especial direto do litoral paranaense, em que ele lidera a transmissão de verão da emissora em balneários como Caiobá, em Matinhos.
Além disso, especula-se que, depois do fim da temporada de verão, ele seja inserido em novos projetos da RIC, que aumentará nos próximos meses seu espaço de programação local, no mesmo modelo já adotado por outras praças da Record, como Salvador. A contratação de João Salgado também reforça a estratégia da RIC de expandir sua presença em diferentes plataformas. Ele deve ser aproveitado não apenas na TV, mas também em iniciativas digitais e na recém-adquirida Rádio Banda B, fortalecendo o conglomerado do Grupo RIC.
Com as reformulações, a RIC Record busca consolidar a vice-liderança em Curitiba, algo que já alcançou em programas como o RIC Notícias Manhã e o Cidade Alerta Curitiba. Além disso, a rede anunciará nas próximas semanas o seu novo diretor-geral, em substituição ao jornalista Carlos Aros, que trocará o conglomerado pelo comando da Jovem Pan de São Paulo, fazendo o caminho inverso ao feito em 2024, quando ele trocou o canal de notícias da família Amaral pela empresa do clã Petrelli. Aros, segundo a RIC, continuará em suas funções até o final de fevereiro.