A Globo renovou o reality musical The Masked Singer Brasil para uma segunda temporada em 2022. No entanto, a atração comandada por Ivete Sangalo vai mudar de dia: sairá das noites de terças-feiras para preencher a programação da emissora aos domingos. Segundo informações divulgadas pelo site NaTelinha nesta segunda-feira (18), a mudança foi um desejo dos patrocinadores, da cantora, e da própria emissora, que sonha em contar com Ivete no elenco fixo de apresentadores.
Conforme adiantado pelo TV Pop, a transferência do The Masked Singer para as tardes de domingo em sua segunda temporada estava sendo negociada com a Endemol Shine, dona do formato. Neste domingo (17), a Globo exibiu um especial do programa com os melhores momentos da primeira temporada para testar a aceitação do público fora do horário nobre. A final acontece nesta terça-feira (19) com a disputa entre a Arara, o Unicórnio, o Monstro e a Gata Espelhada.
O reality show musical de Ivete Sangalo se converteu em um dos maiores fenômenos de audiência e faturamento da televisão brasileira em 2021. Inicialmente planejado para os domingos, a competição dos mascarados acabou tendo a sua estreia antecipada e foi remanejada para o horário nobre em uma tentativa de suprir lacunas deixadas pela mudança no calendário de alguns projetos. A iniciativa deu certo: líder de audiência em todas as suas exibições, o formato só não conseguiu superar o ibope do Big Brother Brasil.
A Globo já informou aos anunciantes do programa que o The Masked Singer 2 está previsto para entrar no ar no começo do ano. Nem mesmo a cúpula do canal esperava que a criação coreana fosse capaz de ter resultados tão positivos. A atração comandada por Ivete Sangalo tem impedido o crescimento de A Fazenda, que ainda não ficou em primeiro lugar na noite de terça-feira, e tem feito frente até aos jogos da Copa Libertadores, do SBT. Até agora, o reality musical só foi ultrapassado por alguma concorrente por oito minutos, em um dia que a emissora de Silvio Santos teve pico de 20,4 pontos na Grande São Paulo com a transmissão da vitória do Palmeiras diante do SPFC.
Os executivos da Globo acreditam que o The Masked Singer Brasil poderá ser melhor aproveitado aos domingos. Para uma ala da cúpula da emissora, a competição pode servir como alavanca para os jogos de futebol, que perderam parcela considerável de público neste ano, provocando um efeito cascata no desempenho do Domingão com Huck, que ainda não conseguiu encontrar o seu próprio nicho de mercado. A atração do marido de Angélica continua dependente dos resultados das partidas que o antecedem: se o futebol vai bem, ele também vai bem, se os jogos têm ibope ruim, ele não consegue subir e segue no mesmo patamar.