Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela Cabocla? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o resumo do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!
Segunda-feira, 20 de janeiro
Capítulo 123
Emerenciana tenta acalmar Bina. Felício diz a Tobias que vai vender o sítio. Tobias sente-se culpado. Zuca perde a paciência com a mãe e diz que tem só uma gripe. Zuca garante a Emerenciana que não precisa de médico. Luís comenta com Ruth que não entende por que Zuca não respondeu às suas cartas. Bina é agressiva com Boanerges, mas acaba pedindo desculpas. Boanerges vai buscar o médico. Macário entrega a carta para Belinha e garante ao vigário que seu filho será o novo líder político da região. Dr. Teles acha que Zuca tem só uma gripe forte, mas Bina e Zé ainda acham que ela deve fazer o teste. Chico gosta quando Emerenciana fala que vai mandar Ritinha para ajudar Bina. Ritinha reclama. Justino brinda com Xexéu a chegada do novo filho. Neco mostra-se preocupado com a falta de dinheiro na prefeitura. Boanerges se diverte ao saber que Neco está com problemas. Neco decide ir conversar com o governador. Justino aconselha-o a manter segredo, porque Boanerges pode interferir. Tobias se preocupa ao saber que Mariquinha não se sentiu bem. Julieta acha que Justino vai ter um ataque quando souber que a filha está grávida. Generosa não quer que o sítio seja vendido, mas Felício está decidido. Bina reza para que Zuca melhore. Chico tenta animar Zé, mas sofre com a possibilidade de Zuca estar doente. Boanerges diz a Emerenciana que quer ler as cartas do filho de Macário. Zuca acorda melhor. Neco dá de cara com Boanerges na estação. Neco não responde quando ele pergunta aonde o prefeito vai.
Terça-feira, 21 de janeiro
Capítulo 124
Justino acha que Xexéu contou tudo e pergunta se Boanerges vai mandar um telegrama ao governador, pedindo que não receba Neco. Boanerges confessa que não sabia nada e que também não vai tomar atitude alguma. Depois, comenta com Zé que dificilmente Neco será recebido pelo governador. Belinha mostra para Emerenciana que as cartas são assinadas com o nome de Gustavo e que pode mostrar ao pai. Pepa acompanha Mariquinha até a escola. Dr. Teles examina Zuca. Zé acha que eles se preocuparam à toa. Ritinha comenta que a doença é traiçoeira. Zuca diz ao médico que sentiu muito enjoo. Ele constata que ela está com a garganta inflamada. Pepa reage ao saber que Felício pensa em vender o sítio. Dr. Teles faz perguntas sobre o noivado de Zuca e se preocupa ao saber que houve um rompimento. Mariquinha engasga quando Julieta comenta que ela deve estar grávida e pede que nada seja comentado com o pai. Tobias diz que só vai embora depois de acertar contas com Desidério. Justino e Tobias discutem e quase usam suas armas. Felício avisa ao filho que pretende vender suas terras para Justino. Boanerges insiste em ler as cartas e Emerenciana diz que já as leu, que o noivo trata Belinha muito bem e ele desiste. Generosa diz que não se opõe mais à venda do sítio. Tina conta para Tobias que está esperando um filho de Tomé. Ele garante que vai dar a criança o amor que Tomé não vai poder dar.
Quarta-feira, 22 de janeiro
Capítulo 125
Justino tem um acesso de raiva ao saber da gravidez de Mariquinha. Luís decide que precisa esquecer Zuca, mas sofre. Zuca coloca a duas alianças de volta no dedo. Ritinha diz que dá azar bancar a viúva. Bina arranca as alianças da mão da filha. Neco conta para Xexéu que não foi recebido pelo governador. Neco lê a carta de Belinha, mas permanece desanimado, sentindo-se um fracasso como prefeito. Boanerges comemora a derrota de Neco. Neco lembra a Boanerges que a casa em que vive pertence à Prefeitura e que vai precisar dela para receber o Governador e sua comitiva. E diz que o governador mandou lembranças, que o coronel é muito prestigiado e que eles agora estão unidos em prol do povo. Boanerges convida Neco para tomar uma cerveja. Boanerges confessa a Emerenciana que jamais foi recebido pelo governador e que acredita que Neco poderá fazer alguma coisa pelo povo. E tem certeza de que ele mentiu sobre o governador, assim como ele mentiu tantas vezes, porque o que deseja mesmo é que o povo não perca as esperanças. Neco conta ao pai que nem falou com o governador e que está prestes a desistir de tudo. Boanerges declara o seu amor a Emerenciana. Belinha acorda assustada depois de sonhar que Macário matava Neco. Luís marca encontro com a amiga da Pequetita. Justino garante que vai comprar as terras e arremata que será para o neto de Felício e Generosa. Os dois levam um choque. Pepa confirma que Mariquinha está esperando um filho de Tobias. Justino diz que não deseja que Tobias fique com Mariquinha por pena. Boanerges cobra de Tobias e Tina o fato de venderem as terras para o seu desafeto. E garante que cobrirá qualquer oferta feita por Justino. Ritinha não quer voltar para a fazenda com Chico. Zuca diz a Ritinha que Chico a ama de verdade. Chico não quer levar Ritinha, mas é obrigado por Bina. Zuca sente uma tontura e Bina diz que vai fazer um caldo bem forte para ela. Macário fica furioso porque recebe uma carta do filho dizendo que se encrencou com uma mulher que está exigindo 50 contos. O Vigário não acredita que Neco possa ter mentido sobre a visita do Governador, mas Macário aposta que ele não vem. Xexéu conta a Neco que Macário está fazendo a aposta. O prefeito diz que ele foi um péssimo conselheiro e que devia ter contado a verdade. Neco lê a carta que Gustavo escreveu ao pai. Tina adora saber sobre a gravidez de Mariquinha. Tobias banca o indiferente, mas chora depois que Tina sai, emocionado com o filho. Luís reclama da chatice da amiga de Pequetita e manda que Ruth dispense-a sempre que ela ligar. Emerenciana estranha o jeito de Chico e Ritinha. Belinha se preocupa quando Ritinha deixa entender que Chico aprontou alguma. Chico diz a Nastácio e Zaqueu que vai se casar com Ritinha e acaba brigando com eles. Ritinha teme que Belinha conte para Emerenciana, que ouve o rabo de conversa e quer saber o que as duas estão escondendo.
Quinta-feira, 23 de janeiro
Capítulo 126
Ritinha diz que Chico a agarrou e beijou, mas Emerenciana exige que ela conte a verdade. Nastácio sai do páreo; Zaqueu e Chico querem decidir brigando. Boanerges chega e manda Chico ir para a sua casa. Emerenciana avisa que Chico vai ter que se casar com Ritinha. Chico diz que é inocente. Boanerges o leva para a delegacia e obriga-o a se casar. Nastácio diz a Belinha e Maria que não vai voltar para a fazenda e que vai estudar em Vitória. Nastácio e Zaqueu ficam surpresos ao saber do casamento. Macário avisa Boanerges que vai para o Rio de Janeiro se encontrar com o filho. Mariquinha tem certeza que Tobias não se preocupa com o filho e pensa em ir embora. Julieta diz que vai com ela. Tobias pede notícias de Mariquinha a Nastácio. Zé, Bina e Zuca reagem espantados quando Chico diz que se casou com Ritinha. Justino sugere a Neco que Xexéu seja deputado. Zé diz que Neco desembarcou muito triste e Boanerges confirma a sua desconfiança que o prefeito não falou com o governador. Chico e Ritinha fazem planos para o futuro. Zuca se diverte ao saber que eles armaram para casar na delegacia e não ter despesas. Neco acha que precisa de alguém honesto e interessado no povo e sugere o nome de Boanerges. Justino avisa que, se Neco se unir a seu inimigo, ele morre no dia seguinte de desgosto.
Sexta-feira, 24 de janeiro
Capítulo 127
Zuca brinda ao casamento de Chico e Ritinha. Zé e Bina permanecem críticos. Luís diz a Edmundo que jamais vai se esquecer de Zuca. Zuca sofre pensando em Luís. Zuca abafa a tosse para que os pais não ouçam, mas Zé e Bina se preocupam. Justino diz a Neco que não quer perder o sítio de Felício. Mariquinha avisa ao pai que vai viver em outra cidade. Tobias diz a Neco que não vai voltar com Mariquinha só por causa do filho. Neco conta que Mariquinha está pensando em se mudar e aconselha Tobias a conversar com ela. O delegado ameaça deixar Tobias se aproximar de Desidério, caso ele não diga o nome do mandante. Boanerges estranha quando o vigário comenta que só acredita no casamento de Belinha com Gustavo quando eles estiverem no altar. Neco se encontra com Belinha na fazenda e a beija. Dr. Teles pede que Bina se acalme e examina Zuca, que tosse e tem febre. Belinha teme que Macário descubra tudo e volte da viagem com Gustavinho, mas Neco entrega a Belinha a carta de Gustavo para o pai. Luís conta a Ruth que sentiu um aperto no coração e que vai escrever uma nova carta para Zuca. Bina desmaia quando o médico diz que existe a possibilidade de Zuca estar com a doença do noivo.
Sábado, 25 de janeiro
Capítulo 128
Emerenciana e Boanerges concordam que Bina e Zuca fiquem na fazenda, como o médico recomendou. Ritinha promete a Bina que cuidará de tudo. Zuca diz a Chico que não quer se curar e sim morrer como Luís. Chico garante que Luís vai aparecer a qualquer hora. Zuca pede as alianças de volta e Bina, relutante, devolve. Neco acha que Mariquinha vai fazer uma bobagem indo embora da cidade. Justino comenta na venda que não pode fazer nada para impedir a filha. Zaqueu conta que Felício deve vender o sítio para Boanerges. Tobias não concorda que o pai venda para Justino, mas Felício diz que vai pensar. Xexéu conta para Neco que Macário descobriu que Gustavinho abandonou a faculdade e está casado. Macário pede ajuda ao vigário para enfrentar Boanerges. Zuca e Bina chegam à fazenda. Zuca adora ficar no quarto que o noivo ficou. Macário pede que Belinha se retire da sala quando ele resolve conversar com Boanerges e Emerenciana. Boanerges explode ao saber do casamento de Gustavinho e quer saber por que ele continuou escrevendo para Belinha. Boanerges exige as cartas para Belinha. Emerenciana tenta impedir, mas Boanerges quer lê-las todas junto com Macário. Boanerges lê as cartas. Emerenciana não contém o seu nervosismo. Boanerges lê uma das cartas escritas por Neco e exige explicações. Macário conta que Xexéu escrevia as cartas, mas não reconhece a letra dele em muitas. Boanerges, furioso, quer explicações. Neco avisa Justino que vai procurar Boanerges no dia seguinte. Justino finca pé que não vai apoiar o seu inimigo. Pepa intercede a favor da conciliação. Boanerges pressiona Emerenciana e manda chamar Belinha. Belinha finge não saber de nada. Boanerges pressiona e Emerenciana acaba confessando que as cartas são de Neco. Macário fica indignado. Emerenciana defende Neco e garante que ele só não está casado com Belinha por causa das brigas do marido com Justino. Macário grita que foi feito de palhaço por Belinha e é expulso da casa pelo coronel. Emerenciana e Belinha aguardam a explosão, mas Boanerges ri lembrando que Macário virou carteiro. Belinha teme que Macário faça algo contra Neco e se lembra do sonho. Tobias fica sabendo da doença de Zuca e vai à fazenda. Boanerges se preocupa de Felício vender o sítio para Justino, mas Tobias garante que não vai deixar. Tina pede que Mariquinha fale com Tobias sobre a criança, mas ela se recusa. Tobias quer reatar com Zuca. Ela garante que sempre será ligada a Luís, que vai morrer e pede que ele volte com Mariquinha. Ele promete voltar, mas antes vai buscar Luís onde ele estiver.
A trama de Cabocla
Adaptação de Benedito Ruy Barbosa baseada no romance de Ribeiro Couto, Cabocla é ambientada em Vila da Mata, um município rural de 1918. A trama principal envolve a rivalidade entre dois coronéis, Boanerges e Justino, que disputam o controle de terras na região. Em meio a essa disputa, surge um romance inesperado entre Zuca, uma jovem cabocla, e Luís Jerônimo, um advogado do Rio de Janeiro que chega à Vila da Mata para tratar sua saúde.
Zuca, descrita por sua mãe como uma jovem inocente e simples, está noiva do peão Tobias, mas sua vida muda quando conhece Luís Jerônimo. Luís é um homem que até então levava uma vida desregrada, dividindo-se entre festas e relacionamentos superficiais na cidade grande. Contudo, ao descobrir que está com tuberculose, ele é enviado pelo pai para o interior, na esperança de se recuperar em um ambiente mais tranquilo.
Na pequena cidade, Luís se hospeda no hotel de Zé da Estação, onde conhece Zuca, filha do proprietário. Encantado pela jovem, Luís começa a mudar seu comportamento, deixando para trás seu estilo de vida anterior. Zuca, por sua vez, sente seu coração balançar, perdendo o interesse pelo noivo e enfrentando a angústia de não compreender completamente seus sentimentos por Luís.
Ao ser enviada para ajudar na fazenda de Emerenciana, Zuca se vê cada vez mais próxima de Luís. O sentimento entre eles cresce, levando Zuca a tomar a difícil decisão de romper seu noivado com Tobias. Decidida a viver esse novo amor, Zuca enfrenta a resistência da sociedade local e os desafios impostos pela rivalidade entre Boanerges e Justino, tornando seu romance com Luís ainda mais complicado.
A edição especial da novela Cabocla vai ao ar de segunda a sábado, às 14h45, após o Jornal Hoje, na Globo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.