BIG FLOP BRASIL

Público se divorcia da Globo e BBB comemora bodas com estreia menos vista da história

Reality, que pela primeira vez não conta com o comando de Boninho, entrou para a extensa lista de vítimas da crise de audiência da maior emissora do país

Foto do apresentador Tadeu Schmidt na estreia do BBB 25
Tadeu Schmidt no primeiro episódio do BBB 25: estreia menos assistida da história do programa (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Nem mesmo o Big Brother Brasil conseguiu passar ileso ao caos generalizado que atingiu a programação da Globo. Empilhando uma sequência de recordes negativos históricos desde o início do ano, a emissora esperava conseguir esboçar uma reação com a chegada da nova temporada do reality show mais visto do país, que pela primeira vez não terá a participação de Boninho, que será anunciado em breve como novo reforço do SBT. Ao menos em seu primeiro dia, o BBB 25 decepcionou: o novo ciclo da competição teve o pior desempenho de todas as estreias do formato.

Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a primeira noite do programa comandado por Tadeu Schmidt teve apenas 16,7 pontos de média entre 22h25 e 23h54. O índice representa um crescimento de 23% na comparação com a mesma faixa horária nas quatro segundas anteriores, mas passou longe de rivalizar com qualquer outra estreia do formato holandês no Brasil — até aqui, as piores estreias eram o BBB 19, comandado por Tiago Leifert, e o BBB 24, já com Schmidt, ambos com 22 pontos.

Além do fardo de pior estreia de toda a história, o BBB 25 estreou com claros sinais de rejeição dos telespectadores: em seu primeiro minuto, às 22h25, o reality show da Globo tinha 23,9 pontos na principal metrópole do país. No último minuto de exibição do primeiro episódio, a emissora pontuava apenas 13,7. Isso simboliza uma fuga de mais de 2 milhões e 32 mil telespectadores em um intervalo de menos de duas horas, algo pouco usual em toda a história do reality show, que costuma ter um bom histórico de retenção do público ao decorrer de suas edições.

Foto de Tadeu Schmidt no estúdio do BBB 25
BBB 25 não foi bem recebido pelos telespectadores (foto: Reprodução/TV Globo)

BBB sofreu com a concorrência das plataformas de streaming

Com as demais redes de televisão aberta apostando em reapresentações de conteúdos produzidos em anos anteriores e em enlatados, o posto de principal rival do Big Brother Brasil foi ocupado pelos serviços de vídeo sob demanda. A métrica de conteúdos com áudio não referenciado, que compila a audiência de videogames e de plataformas como Netflix e YouTube, teve seus números aferidos em tempo real pela primeira vez em uma noite de estreia do formato, e emplacou uma média de 12,4 pontos no embate direto com a primeira noite do programa de Tadeu Schmidt.

Entre os canais abertos, a segunda emissora mais assistida durante o embate com o BBB 25 foi a Record, que marcou 4,4 pontos com as reapresentações de Gênesis e Reis. O SBT, com Programa do Ratinho e parte do esportivo Arena, foi a terceira escolha dos telespectadores de plataformas lineares, com 3,4 de média. Depois, embaladas na disputa pela quarta colocação, surgem a Band, Cultura e RedeTV!, com 0,7, 0,5 e 0,4 ponto de média, respectivamente. Os canais da televisão por assinatura, juntos, tiveram 4,1 pontos.

Neste ano, cada ponto representa 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na Grande São Paulo. A reportagem do TV Pop apresentará os dados consolidados da audiência de estreia do BBB 25 e dos demais programas das principais emissoras de televisão no início da tarde desta terça-feira, dia 14. A seguir, confira um histórico detalhado com a performance de todas as primeiras noites da história do Big Brother Brasil:

ESTREIAS DO BIG BROTHER BRASIL

TEMPORADA
APRESENTADOR
MÉDIA
BBB 1
Pedro Bial e Marisa Orth
49
BBB 5
Pedro Bial
46
BBB 6
Pedro Bial
45
BBB 7
Pedro Bial
43
BBB 4
Pedro Bial
42
BBB 8
Pedro Bial
37
BBB 3
Pedro Bial
37
BBB 9
Pedro Bial
37
BBB 11
Pedro Bial
34
BBB 12
Pedro Bial
33
BBB 18
Tiago Leifert
31
BBB 14
Pedro Bial
31
BBB 10
Pedro Bial
30
BBB 17
Tiago Leifert
29
BBB 2
Pedro Bial
28
BBB 22
Tadeu Schmidt
28
BBB 21
Tiago Leifert
27
BBB 20
Tiago Leifert
25
BBB 13
Pedro Bial
25
BBB 15
Pedro Bial
25
BBB 16
Pedro Bial
24
BBB 23
Tadeu Schmidt
23
BBB 19
Tiago Leifert
22
BBB 24
Tadeu Schmidt
22
BBB 25
Tadeu Schmidt
17*
*Dado prévio e arredondado. Fonte: Kantar Ibope Media, com fontes do mercado

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.