O SBT continua tentando recuperar competitividade diante da Record. Desta vez, a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) chegou muito perto de fazer dois desfalques na concorrente: a direção do canal quase chegou a um acordo com o apresentador Thiago Gardinali e com a repórter Paola Vianna para apresentar um novo telejornal matinal, pensado para o atual horário do SBT News Manhã. A dupla, no entanto, acabou recuando na última hora, diante de uma contraproposta irrecusável da sua atual emissora.
O TV Pop apurou que Gardinali e Paola foram convidados para apresentar um jornalístico chamado SBT Balança, com exibição de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h30. O título, evidentemente, é uma referência clara ao Balanço Geral, exibido pela Record na mesma faixa horária. A mudança na programação da emissora em dezembro do ano passado, com a criação de duas edições do SBT News e a mudança de horário do Primeiro Impacto, já foi feita pensando na estreia de um novo formato — os dois produtos atuais foram colocados em horários que a rival troca de programa.
Toda a estratégia da nova programação da emissora, incluindo a criação do novo telejornal matinal, tem sido feita por Rinaldi Faria. O empresário, mais conhecido por criar a dupla Patati Patatá, é o braço-direito de Daniela Beyruti em todas as decisões administrativas da empresa desde que foi contratado, no final de novembro de 2024. Mesmo sem um cargo formal na estrutura do canal, ele tem mais poder que todos os executivos da rede. Foi dele, por exemplo, a decisão de retomar a programação jornalística das madrugadas, que havia sido extinta por Mauro Lissoni.
Fontes da reportagem apontam que Faria e Thiago Gardinali são amigos de longa data: os dois trabalharam juntos na implantação da Rede Mais Família, canal aberto pertencente ao empresário, e o contratado da Record também chegou a atuar em um cargo de direção do Grupo Patati Patatá. Isso, no entanto, não teria sido o fator determinante. O executivo quer alguém experiente no comando das manhãs do SBT, e ele se encaixa no perfil desejado. Antes de se tornar repórter do Balanço Geral, em que adotou uma postura mais versátil, Gardinali foi correspondente de guerra.
No planejamento elaborado pelo consultor de Daniela Beyruti, Thiago Gardinali seria o principal âncora do SBT Balança. A sua namorada, a repórter Paola Vianna, seria uma co-apresentadora, no comando de entradas ao vivo na Redação de Jornalismo da emissora. Empolgada com o novo desafio e com a possibilidade de ter um programa para chamar de seu, a dupla chegou a dizer ‘sim’ para o comando do SBT. Eles foram apresentados para Leandro Cipoloni, que assumiu a direção de telejornalismo da rede recentemente, e o executivo também ficou empolgado com a ideia.
Rinaldi Faria queria estreia relâmpago de casal no SBT
Rinaldi Faria, no entanto, queria que Gardinali e Paola sequer ficassem fora do ar: ele pediu para que a dupla se demitisse da Record na terça-feira e estreasse nas manhãs do SBT no dia seguinte. Os dois toparam a ideia e procuraram a direção da Record para entregar suas respectivas cartas de demissão, sinalizando de que não planejavam fazer um leilão financeiro, e sim pela visibilidade maior ofertada pela emissora concorrente. A dupla, no entanto, foi surpreendida por uma recusa dos executivos da rede, que não aceitaram as demissões e fizeram uma contraproposta.
A reportagem apurou que, além de uma melhora salarial, a Record ofereceu novas funções para os dois: Thiago Gardinali, que até então era apenas repórter da madrugada e âncora eventual do Balanço Geral aos sábados, seria promovido e efetivado como apresentador do formato, que seria dividido em duas partes — ele comanda o noticioso das 5h às 7h, enquanto Willian Leite ficará das 7h às 8h40. Paola Vianna, por sua vez, poderia ser deslocada da reportagem da madrugada para a equipe do Fala Brasil, que inicia seu expediente em um horário mais acessível.
Ambos aceitaram a contraproposta feita pela sua atual empregadora e comunicaram para Faria que permaneceriam em seus atuais empregos. O consultor do SBT, no entanto, ainda não desistiu da ideia de ter um produto ultrapopular para abrir a programação diária da emissora, e está em busca de outros nomes que tenham perfil semelhante ao de Gardinali. A intenção é encontrar um comunicador versátil e experiente, que consiga transitar entre o entretenimento e o factual pesado sem causar estranhamento nos telespectadores.