No ar em Cabocla (2004) como Tião, Vitor Hugo vive há oito anos em Portugal e já emendou oito participações na TVI, emissora portuguesa. O artista relatou que a relação com o país é muito boa e ele foi acolhido desde 2017. “Portugal e a TVI me acolheram com imenso carinho”, relatou.
O novo papel do ator de Cabocla é na novela A Fazenda, trama escrita por Maria João Mira, com filmagens em Angola, Lisboa e Bucelas. “O meu personagem se chama Ivandro. Ele tem um passado obscuro, ninguém sabe exatamente de onde ele vem, sabe que ele veio do Brasil, de Cuiabá, e trabalha como vaqueiro, mas, na verdade, ele tem uma agenda própria, que é descobrir algo relacionado ao passado dele”, detalhou.
“Tem uma implicação direta com o empresário Gaspar, que é vivido pelo ator Nuno Lopes, dono dessa fazenda. Uma fazenda autossustentável em Angola. Gaspar não sabe da proveniência de Ivandro, ele pensa que é só um empregado”, afirmou Vitor Hugo ao site Heloisa Tolipan.
O ator, que atuou em inúmeras produções no Brasil, afirmou que considera um imenso privilégio atuar fora do país. “É um privilégio atuar em uma novela portuguesa, interpretando um personagem brasileiro, gravada em Angola. O meu personagem é um vaqueiro, um boiadeiro, e estou trabalhando o sotaque sertanejo, um pouco mineiro, usando uma linguagem inventada, como dizia Guimarães Rosa”, pontuou.
“Os livros dele, especialmente Corpo de Baile, Primeiras Estórias e o monumental Grande Sertão: Veredas, têm sido uma referência essencial para construir esse personagem, inspirado na figura de Riobaldo. O texto original da novela, escrito pela Maria João Mira, é em português de Portugal. Contudo, como o personagem é brasileiro e está em Angola, precisei adaptar a estrutura gramatical e, ainda mais, trazer essa força, essa contundência e a poética artesanal que o Guimarães Rosa inaugurou, repleta de mitologia e nuances sertanejas”, disse.