Sucesso nos fins de tarde da TV Globo, Tieta (1989) teve sua classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (3). A trama de Aguinaldo Silva, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, passou a ser “não recomendada para menores de 14 anos”, sendo que até a última semana a produção era indicada para pessoas acima de 12. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União depois de um monitoramento feito pela coordenação de política de Classificação Indicativa (Cocind), do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS).
De acordo com o despacho, o folhetim possui assuntos que não são indicados para uma exibição na faixa vespertina, como “prostituição, nudez, relação sexual, estigma ou preconceito, morte intencional e suicídio”. A emissora poderá recorrer da decisão em até cinco dias, caso contrário terá que manter a nova classificação, mesmo com a exibição nesse horário.
Globo inicia centenário com o pé esquerdo e termina mês com pior ibope da história
ESPN fecha acordo com a CBF e acerta o retorno da Copa do Nordeste ao canal
Tieta é protagonizada por Betty Faria e conta a história de uma mulher que é expulsa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), da cidade fictícia de Santana do Agreste. O homem não aceita o comportamento liberal da jovem, além de ser influenciado por sua outra filha, Perpétua. Humilhada, a protagonista se muda para São Paulo e retorna anos depois para se vingar de todas as pessoas que lhe fizeram mal. Ela retorna à cidade depois de 25 anos, rica e luxuosa, para esfregar seu sucesso na casa do pai e de sua irmã, além de outras pessoas da cidade que apoiaram sua expulsão.
Atualmente, Tieta tem garantido uma boa audiência no Vale a Pena Ver de Novo. Na última sexta-feira (31), a trama garantiu uma média de 15,7 pontos, de acordo com dados obtidos pelo TV Pop. A novela elevou em 5 pontos a audiência da Globo, que havia exibido antes o filme Thor, na Sessão da Tarde.