"LENDA VIVA"

Milton Nascimento viaja até os EUA para o Grammy, mas tem cadeira negada no evento

Atitude da premiação gerou revolta de parceira musical do cantor

Montagem de fotos: Milton Nascimento com traje social em carro; Esperanza Spalding segurando placa com rosto de Milton e frase: 'esta lenda viva deveria estar sentada aqui'
Milton Nascimento recebeu apoio de Esperanza Spalding em meio a atitude polêmica do Grammy (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe:

A edição mais recente do Grammy, que aconteceu no último domingo (2), contou com indicações a dois brasileiros: Anitta e Milton Nascimento. O cantor, ao contrário da carioca, compareceu ao evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas perdeu o prêmio para outra artista indicada em sua categoria. Durante a festa televisionada para todo mundo, chamou atenção uma situação inusitada. A estadunidense Esperanza Spalding, que concorria com o brasileiro a Melhor Álbum Vocal de Jazz, surgiu com uma placa na mesa da premiação com uma imagem do rosto do cantor e a mensagem “esta lenda viva deveria estar sentada aqui”.

Em uma publicação no Instagram, a equipe do artista, de 82 anos, explicou que a produção do Grammy não ofereceu um lugar à mesa da festa para o veterano, apenas um vaga na arquibancada do evento. “O cantor e compositor Milton Nascimento não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy”, esclareceu o post. “Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, dizia o texto.

Com volta de Ratinho e Gentili, SBT cresce 19% e tem melhor audiência em 20 semanas
Justiça reclassifica reprise de Tieta na Globo por conter “prostituição e suicídio”

“Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo. Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”, concluiu a nota.

Ainda durante a cerimônia do Grammy, Esperanza Spalding fez uma publicação lamentando profundamente a atitude da organização do evento em relação ao veto a uma cadeira para Milton Nascimento. “Então, Milton não ganhou um assento nas mesas da cerimônia deste ano. Isso não me pareceu certo. Não estou falando de ganhar um Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória de Samara Joy [vencedora da categoria que os dois concorriam]. Estou falando de um assento físico… “, escreveu a cantora.

“Aqui nesta mesa onde estou sentada. Estou indignada que essa lenda viva não tenha sido considerada importante o suficiente para se sentar entre os A-listers, ou seja lá como as mesas no salão principal são organizadas. Então, tive que trazê-lo comigo. Gritem, se nos virem na TV!”, concluiu ela, que concorreu com o álbum Milton + Esperanza.

O que o Governo disse sobre atitude do Grammy com Milton Nascimento?

O Ministério da Cultura do Brasil (MinC) emitiu uma nota de repúdio ao tratamento dispensado ao Milton Nascimento no Grammy:

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira.

Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência.

Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música.”

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.