EXCLUSIVO!

Demissão de Rodrigo Bocardi expõe desafetos, inimigos e suposto dedo-duro na Globo

Ex-apresentador do Bom dia São Paulo cortou relações com ex-colegas de trabalho e decidiu ensaiar aproximação de outro profissional dispensado pela emissora

Foto de Rodrigo Bocardi na bancada do Jornal Nacional
Rodrigo Bocardi em seu último dia no Jornal Nacional: demissão abriu crise sem precedentes na Globo (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Dispensado pela Globo há quase uma semana, Rodrigo Bocardi continua sendo o principal assunto entre os funcionários da emissora. Alvo de uma nota pouco usual da rede, que se limita a dizer que o apresentador do Bom dia São Paulo foi demitido “por descumprir normas éticas”, o jornalista garante ter sido vítima de um esquema e afirma nunca ter usado sua posição na empresa para manter negócios escusos com terceiros. Ele, inclusive, estaria avaliando entrar com uma ação judicial contra a rede, já que foi dispensado por justa causa, perdendo seus direitos trabalhistas.

Nos bastidores, a imensa maioria dos jornalistas da emissora coincidem em uma teoria: a Globo só se interessou em ir atrás dos supostos negócios paralelos de Rodrigo Bocardi depois de alertas feitos por outro apresentador de telejornais. Não são poucos os que apontam César Tralli como esse apresentador e que dizem que o marido de Ticiane Pinheiro não só teria atuado na denúncia contra Bocardi, mas que também teria envolvimento na demissão de Dony de Nuccio, que deixou a emissora em 2019, também por problemas relacionados ao código de ética da empresa.

Tralli, de fato, virou literalmente vizinho de De Nuccio pouco antes do escândalo entre ele e o Bradesco estourar. Em março de 2019, a Focus Reportagem e Comunicação (empresa mantida pelo jornalista em sociedade com seu pai) alugou uma sala no mesmo prédio comercial em que ficava a sede da Primetalk, produtora de conteúdo do ex-apresentador do Jornal Hoje. A Focus segue no mesmo edifício até hoje, ocupando um espaço totalmente descaracterizado, enquanto a empresa de seu outrora adversário na corrida pela sucessão de William Bonner mudou a sua sede.

O fato é que a demissão de Rodrigo Bocardi abriu uma fogueira de vaidades nos bastidores da Globo: insatisfeito com a forma que a sua saída tem sido conduzida pela emissora, o jornalista fez sua escolha e decidiu, no jargão popular, cair atirando. Nos últimos dias, ele virou assunto na emissora não só por sua demissão, mas também por ter feito uma limpa em suas redes sociais, com foco em seus ex-colegas de trabalho. A movimentação acabou dando luz à uma espécie de Game of Thrones pela bancada do Jornal Nacional, além de inimizades e desafetos cultivados na rede.

O TV Pop triangulou com diversas fontes algumas das movimentações feitas nas redes sociais por Rodrigo Bocardi desde a sua demissão. Ele deixou de seguir diversas pessoas que estiveram ao seu lado na Globo e não poupou nem mesmo as mulheres de William Bonner e César Tralli. Em compensação, passou a seguir justamente Dony de Nuccio, que também chegou a ser cotado para assumir a titularidade do Jornal Nacional. A seguir, confira alguns dos nomes envolvido na fogueira das vaidades montada pelo ex-apresentador do Bom dia São Paulo.

O mapa da crise de Rodrigo Bocardi

Jacqueline Brazil
Garota do tempo que, há anos, tenta conseguir um espaço como âncora de telejornal da Globo — mas acaba preterida em qualquer oportunidade aberta, não sendo selecionada nem mesmo pra tapar buraco aos finais de semana e feriados. Natuza Nery e Andréia Sadi também foram alvos dos unfollows dados por Rodrigo Bocardi, mas as fontes do TV Pop não sinalizaram problemas das duas com o jornalista — ele, no entanto, continua seguindo outras apresentadoras da GloboNews, como Aline Midlej e Júlia Duailibi.

William Bonner
Nunca simpatizou com o trabalho de Bocardi. Ele seguia o apresentador do Jornal Nacional, mas nunca teve o follow retribuído pelo âncora do noticioso mais visto do país. Nos bastidores, é dito que o veterano se incomodou com a enxurrada de notícias que apontavam o agora ex-titular do Bom dia São Paulo como seu sucessor. Mulher de Bonner, a fisioterapeuta Natasha Dantas foi um dos alvos da maratona de unfollows do demitido desde o início do final de semana — ela, no entanto, continuava seguindo o ex-colega de trabalho de seu marido até a publicação deste texto.

Nilson Klava
Dono de uma trajetória controversa e ascendente na Globo e na GloboNews, era visto por colegas de trabalho como uma possível ameaça ao posto de Rodrigo Bocardi no Bom dia São Paulo. Ele ocupou espaços que poderiam ter sido preenchidos pelo jornalista, como o posto de reserva imediato de César Tralli no Jornal Hoje, e acabou caindo nas graças de William Bonner. A sua entrada no rodízio de apresentadores do Jornal Nacional é vista como uma simples questão de tempo. Inclusive, não será uma surpresa se ele herdar a vaga aberta com a demissão de Bocardi.

César Tralli
É visto internamente como pivô das demissões de Dony de Nuccio e do próprio Bocardi. Foi apontado como causador da criação da lei anti-jabá para os jornalistas da Globo — em 2017, segundo o Notícias da TV, foi acusado de fazer permutas para pagar seu casamento, mas negou as acusações. Anos depois, pouco antes do desligamento de De Nuccio, alugou uma sala no mesmo prédio em que funcionava a Primetalk, empresa chave nas denúncias que provocaram a queda do então âncora do Jornal Hoje. O local, completamente descaracterizado, ainda é locado pelo jornalista.

Ticiane Pinheiro
É a mulher de César Tralli, a obstinada figura determinada a suceder William Bonner no Jornal Nacional. Ela ainda segue Rodrigo Bocardi e sua mulher, inclusive em um perfil mantido “apenas pra família e amigos íntimos”, mas já deixou de ser seguida pelo ex-apresentador do Bom dia São Paulo. Tralli, mesmo apontado internamente como o dedo-duro de negócios paralelos dos colegas, também continuava seguindo Rodrigo Bocardi até o momento da publicação deste texto.

Bônus: Dony de Nuccio
Fontes da reportagem do TV Pop apontam que Rodrigo Bocardi decidiu seguir o ex-âncora do Jornal Hoje justamente depois de ter sido desligado da Globo. Para amigos, De Nuccio diz ter sido vítima de uma armação, feita com o único intuito de interromper seu crescimento profissional na maior emissora do país. O mesmo discurso tem sido adotado por Bocardi — uma reportagem do Notícias da TV aponta que ele planeja processar a Globo, já que seu vínculo com um marketeiro político, também dono de uma agência de publicidade, nunca teria passado de uma amizade.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.