Globo separa apresentadores de telejornal com muro de acrílico

Evandro Harenza e Carol Mafra apresentam o Meio-Dia Paraná em Ponta Grossa (foto: Divulgação/TV Globo)
Evandro Harenza e Carol Mafra apresentam o Meio-Dia Paraná em Ponta Grossa (foto: Divulgação/TV Globo)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os telespectadores da RPC, afiliada na Globo no Paraná, se depararam com uma novidade um tanto quanto inusitada na edição de segunda-feira (8) do Meio-Dia Paraná para a cidade de Ponta Grossa. A emissora passou a separar Evandro Harenza e Carol Mafra, âncoras do noticiário, por um imenso muro de acrílico, em uma tentativa de diminuir os riscos de contaminação do coronavírus nos estúdios.

A medida, adotada em caráter de testes na regional, tende a se espalhar pelas demais emissoras da RPC espalhadas pelo Paraná. É a primeira emissora aberta que adota uma iniciativa do gênero para tentar manter a dinâmica habitual dos noticiários, mesmo com as restrições provocadas pelas medidas de distanciamento social durante a pandemia.

Na TV por assinatura, a GloboNews promoveu uma ação semelhante durante a cobertura do primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro do ano passado. O canal de notícias instalou barreiras de acrílico nos estúdios de São Paulo para separar Christiane Pelajo das analistas, mas o resultado virou uma piada nas redes sociais: as divisórias aliadas ao uso de bancadas que mais pareciam mesas de escola deixaram o cenário idêntico a uma central de telemarketing.

A afiliada da Globo, mais preparada, se deu ao trabalho de construir um muro com adereços semelhantes aos já utilizados no cenário habitual do Meio-Dia Paraná, diminuindo o impacto visual da novidade para o telespectador, que só conseguirá notar a barreira em ângulos que mostrem todo o estúdio.

Em outros países, o uso de muros de acrílico para separar os apresentadores de programas tem se tornado cada vez mais comum. Na Europa, é raro encontrar alguma emissora que ainda não tenha se tornado adepta da iniciativa — outro expediente que se tornou comum por lá é a separação dos jornalistas em cantos opostos do cenário, quando o estúdio tem tamanho o suficiente para isso.

Leia mais

© 2021 – 3 2 ZOOM Produtora – Todos os direitos reservados a TV POP