A série de comédia O Professor (English Teacher) foi renovada para a segunda temporada pelo FX, mesmo depois das alegações de assédio contra o protagonista, Brian Jordan Alvarez, que também criou a produção. Em agosto de 2024, Jon Ebeling, seu antigo amigo e colega de elenco de The Gay and Wondrous Life of Caleb Gallo, usou as redes sociais para desabafar sobre o assunto, além de relatar tudo em um artigo publicado pela New York Magazine, em dezembro.
Na época, um porta-voz do canal americano, de propriedade da Disney, afirmou que foram revisadas “as alegações apresentadas” antes do lançamento da série, além de citar que o “Sr. Ebeling nunca nos contatou com quaisquer preocupações. Não faremos mais comentários neste momento”. Além de Brian Jordan Alvarez, o elenco inclui Stephanie Koenig, Enrico Colantoni, Sean Patton e Carmen Christopher.
“O Professor foi um dos novos programas mais aclamados pela crítica de 2024 e somos gratos aos produtores, escritores, elenco, diretores e equipe pela excelência criativa do programa”, disse Nick Grad, presidente da FX Entertainment. “Estamos ansiosos pela nova temporada”, acrescentou o executivo, que, de acordo com a Variety, optou por mencionar as alegações em seu anúncio da renovação.
A série acompanha Evan Marquez, “um professor de ensino médio em Austin, Texas, que frequentemente se encontra na intersecção dos aspectos pessoais, profissionais e políticos de trabalhar em uma escola secundária. Durante a primeira temporada, Evan navega em seus relacionamentos, seus alunos e seus colegas docentes e tenta responder à pergunta: você pode realmente ser você mesmo em seu trabalho?”, diz a sinopse da produção.