Depois de dispensar alguns dos maiores conselheiros de seu pai, Daniela Beyruti decidiu demitir até mesmo os seus aliados no comando do SBT. A herdeira de Silvio Santos (1930-2024) ordenou o desligamento de Lucas Gentil, até então visto como um dos grandes mentores da executiva nas decisões artísticas da emissora. Ele sequer completou 1 ano em seu novo cargo — formalmente, ele assumiu a gerência do núcleo da rede em março de 2024, quando “passou a assessorar a diretoria na condução e gestão da produção do artístico”, segundo explicação oficial do canal.
O TV Pop apurou que o desligamento de Gentil, que entrou para uma longa lista de colaboradores que já foram demitidos do SBT em mais de uma ocasião, é reflexo da incapacidade da direção em estancar os índices de audiência da rede. Mesmo com a melhora dos números na faixa da manhã, os números de outras faixas horárias seguem em queda livre. Não são poucas as praças em que o canal já marca menos de 2 pontos na média mensal, e a situação também piorou até nas localidades em que a rede ainda tem relativa competitividade, como em São Paulo e Fortaleza.
Desde que foi promovido, há quase 11 meses, o executivo pouco (ou nada) contribuiu com a programação da emissora. Não era raro que ele incomodasse diretores de programas, normalmente ocupados com temas mais sérios, fazendo queixas de assuntos triviais, como a tipografia utilizada nas tarjas de atrações e no figurino dos apresentadores. Além disso, Lucas Gentil havia perdido espaço na estrutura da emissora com a chegada de Rinaldi Faria.
O dono da dupla Patati Patatá, chamado pela herdeira de Silvio Santos em novembro, se transformou no principal conselheiro de Daniela mesmo sem ter um cargo formal no SBT, que se limita a dizer que o empresário é uma espécie de consultor. Ele, no entanto, dá ordens em todos os setores e departamentos da rede — nada acontece no canal sem a sua prévia autorização. Na prática, ele se tornou o principal executivo da empresa, se reportando apenas para Daniela.
Procurado pela reportagem do TV Pop, o SBT não se manifestou sobre a demissão de Lucas Gentil até o momento da publicação deste texto.