O ano de 2003 marcou uma geração com a campanha de Pedro Bial no Fantástico sobre o Filtro Solar. Muitos anos depois, o apresentador da Globo foi questionado nas redes sociais sobre algumas escolhas que ele faria e acabou confessando que não usa Filtro Solar.
“Você usa filtro solar todos os dias?”, pergunta uma voz para Pedro Bial. Sem rodeios, o jornalista sinaliza que não. Considerado um dos primeiros virais da internet, o vídeo sobre o Filtro Solar é a tradução de Wear Sunscreen, da jornalista americana Mary Schmich, publicado em 1997 no jornal Chicago Tribune.
Dois anos depois, o cineasta Baz Luhrmann adaptou o texto à canção-falada Everybody’s Free (To Wear Sunscreen), um remix da música Everybody’s Free (To Feel Good), de Rozalla (trilha do filme Romeu e Julieta dirigido por Luhrmann), e do texto de Schmich narrado pelo autor australiano Lee Perry.
A adaptação de Pedro Bial para o português foi lançada pela Sony Music em 2002 e garantiu o sucesso do texto no Brasil. “Senhoras e senhores da turma de 2003, filtro solar. Nunca deixem de usar filtro solar. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria esta: usem o filtro solar! Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência”, diz o jornalista na campanha.
“Já o resto de meus conselhos não tem outra base. Confiável além de minha própria experiência errante, mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês. Aproveite bem, o máximo que puder. O poder e a beleza da juventude ou, então, esquece. Você nunca vai entender mesmo. O poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado, mas pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito que você nem desconfia hoje em dia”, narra o comunicador.