A Globo e o SBT tomaram uma medida já conhecida do mundo televisivo para barrar a audiência da Record, durante a exibição de jogos de futebol. A emissora adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro, e tem garantido, quando não o primeiro lugar, a vice-liderança no ibope da Grande São Paulo, onde fica o principal mercado publicitário do país. Para evitar o crescimento do canal durante as partidas, suas rivais optaram por passar horas sem ir para os comerciais.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, as emissoras já ‘vetaram’ os comerciais em dois domingos, o primeiro no dia 9, quando foi ao ar o confronto entre Palmeiras e Água Santa, e no dia 16, quando foi transmitido o clássico entre Palmeiras e São Paulo pelo Paulistão.
No dia 9, a bola rolou entre 18h30 e 20h30, e a Globo só fez um intervalo, às 19h35, que foi o horário em que a Record atingiu a liderança na capital paulista. No domingo seguinte, todos os intervalos foram cortados, fazendo com que o Domingão com Huck seguisse sem comerciais entre 18h15 até o fim da partida de futebol na concorrente. No mesmo dia, o Fantástico só deu intervalo uma hora depois de começar, às 21h36.
Na mira da Justiça, Globo elimina esfaqueamento da reprise de História de Amor
Band planeja aumentar a participação do filho de Faustão na TV
O SBT também tentou derrubar a Record cortando seus intervalos. O Roda a Roda e o Programa Silvio Santos ficaram sem comerciais por quase duas horas, mas a tática não deu certo: o canal da família Abravanel seguiu em terceiro lugar no ibope. O Fantástico, vale ressaltar, marcou 11 pontos contra 13 do jogo do Palmeiras e São Paulo. A expectativa é que a guerra siga por todo o ano, já que a emissora da Barra Funda possui acordo para exibir um jogo do Campeonato Brasileiro por rodada entre abril e dezembro.