A Globo disponibilizou a novela A Moreninha 2ª Versão no Globoplay. Escrita por Marcos Rey, baseada no romance de mesmo nome do escritor Joaquim Manuel de Macedo e dirigida por Herval Rossano, foi um dos maiores sucessos da dupla Herval Rossano e Nívea Maria, casal na vida real que dominou o horário das 18 horas.
A produção da Globo foi a segunda novela das seis produzida em cores (a primeira foi Senhora). A novela trazia, ainda, trechos de outra obra do autor, Joaquim Manuel de Macedo, Memórias da rua do Ouvidor. A trama da Globo contou com a atuação de Nívea Maria, Mário Cardoso, Eduardo Tornaghi, Marco Nanini, Roberto Bolant, Carmem Monegal.
A Moreninha contava a história de Carolina, uma romântica e sonhadora moça que vive na Ilha de Paquetá com sua avó Donana. Entre festas e passeios dominicais, rodeada por amigas, pretendentes, e jovens estudantes da corte, Carolina espera pacientemente reencontrar sua paixão de infância. Mal sabe ela que o rapaz está entre os seus convidados. É o jovem Augusto que se enamora dela desde a primeira vez que a vê, mas é perseguido por Clementina, uma moça que não mede esforços para estar do lado do homem que ama.
Enquanto rolam os namoricos e desencontros, os jovens estudantes se empenham em campanhas anti-escravagistas, em particular, a luta pela liberdade de um fugitivo, Simão, o “negro fujão” rigorosamente perseguido por João Bala, um implacável capitão do mato temido por todos. Liderando a campanha está Leopoldo, que acaba sendo vítima de João Bala, quando sua namorada, Quininha, é raptada em represália à proteção de Simão.